Saúde

Estudantes da área de saúde na UFMG vão tirar dúvidas sobre coronavírus por telefone

Cerca de 300 alunos de Medicina e Enfermagem já estão em formação; atendimentos devem ter início neste fim de semana

População vai poder tirar dúvidas por telefone e também pela internet
População vai poder tirar dúvidas por telefone e também pela internet Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O campus Saúde da UFMG está capacitando estudantes dos cursos de medicina e enfermagem para tirarem dúvidas da população sobre o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Os atendimentos serão feitos on-line e também por telefone. Os alunos serão capacitados por meio de aulas virtuais, preparadas por professores da Faculdade de Medicina da UFMG e deverão responder uma prova, antes de serem considerados aptos para atender a população.

Cerca de 300 estudantes já se inscreveram e estão em processo de capacitação on-line, via Moodle. A previsão é que o serviço comece a funcionar no próximo fim de semana. O projeto, realizado em parceria com o Diretório Acadêmico Alfredo Balena, integra o programa Campus Saúde UFMG enfrentando o coronavírus, coordenado pela professora do Departamento de Pediatria Maria do Carmo Barros de Melo.

“A iniciativa nasceu de forma conjunta, envolvendo alunos e professores, porque diante da pandemia de coronavírus a UFMG criou alguns comitês. No campus Saúde, foi criado um comitê local para tratar desses assuntos. A ideia nasceu na última reunião presencial, realizada no dia 17 [de março]", afirmou a estudante de medicina Vitória Palmeira, coordenadora-geral do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB), em entrevista ao programa Expresso 104,5, nesta terça-feira, 24.

A proposta do teleatendimento foi apresentada ao comitê pelo infectologista Unaí Tupinambás, professor do Departamento de Clínica Médica da UFMG. “Eu, como aluna, e a professora Maria do Carmo, como coordenadora, abraçamos esta ideia, porque sabemos que os alunos querem participar de alguma forma desse enfrentamento, explicou.

Ouça a conversa com Felipe Sartoreto
O início do serviço e informações, como o telefone de atendimento, serão divulgados no site da Faculdade de Medicina e na página do DAAB no Facebook