Saúde

Estudantes da área de saúde vão informar população por telefone e internet sobre a Covid-19

Inicialmente, 50 alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem serão capacitados; serviço estará disponível já na próxima semana

Iniciativa do Campus Saúde da UFMG vai preparar estudantes do cursos de Medicina e Enfermagem para estabelecer uma comunicação direta com a população, a fim de tirar dúvidas sobre a pandemia do novo coronavírus. Estudantes a partir do quarto período foram selecionados e estão sendo capacitados. O projeto de extensão está sendo instaurado em caráter emergencial pelo Comitê Local de Enfrentamento da Pandemia do Covid-19 do Campus Saúde da UFMG e os últimos detalhes estão sendo acertados. A previsão é de que o serviço esteja disponível já na próxima semana.

Inicialmente, estão sendo capacitados, a distância, 100 alunos dos dois cursos para responder dúvidas gerais sobre prevenção e as ações que estão sendo tomadas na contenção da pandemia. A seguir, será construída uma escala de plantões, assim como subgrupos formados para atendimento via telefone ou via web, com acompanhamento de professores. As principais dúvidas da população também subsidiarão campanhas de comunicação da Faculdade de Medicina.

Adesão
Em menos de 24 horas, 200 estudantes já haviam demonstrado interesse. “Vamos desfazer certos mitos. Esclarecer dúvidas gerais sobre o coronavírus: como se previne, o porquê de não poder sair de casa, onde adquirir máscaras e em que situações elas são necessárias, entre outras”, explica a estudante Vitória Palmeira, coordenadora-geral do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB). “Faz parte da função da universidade pública e gratuita melhorar a comunidade na qual ela se insere. Fazemos isso todos os dias, mas há momentos em que a nossa responsabilidade é ainda maior", afirma a estudante.

A capacitação, preparada por professores, e o trabalho de linha direta com a população compõem o programa Campus Saúde UFMG enfrentando o coronavírus. Mais informações sobre o projeto estão detalhadas em matéria publicada no Portal da Faculdade de Medicina.

Unaí Tupinambás durante a webaula: panorama mundial da Covid-19 foi um dos temas abordados Reprodução

Webaula
Uma das etapas da capacitação foi a webaula ministrada pelo professor do Departamento de Clínica Médica Unaí Tupinambás, que coordena o treinamento. A aula, transmitida ao vivo nesta quinta-feira, 19 de março, foi acompanhada por mais 1,2 mil pessoas. Ela está disponível na internet.

O material exposto pelo professor aborda historicamente outros tipos de coronavírus e doenças com potencial pandêmico e sugere plataformas por meio das quais é possível se manter atualizado sobre a ocorrência da infecção no mundo e dados sobre o poder de transmissibilidade do vírus. O infectologista também faz uma cronologia da doença acrescida de informações sobre cada fase de seu avanço.

Unaí Tupinambás também falou sobre mitigação e achatamento da curva no gráfico com casos do novo coronavírus, por meio do qual justifica a importância da quarentena e do distanciamento social para diluir a ocorrência da doença e não sobrecarregar o sistema de saúde. Ele também fez uma avaliação sobre as perspectivas de avanço da Covid-19 no Brasil nos próximos dias, sobretudo com a chegada do outono e do inverno, estações que favorecem a incidência de outros tipos de infecções pelas vias aéreas.