Estudantes da rede pública são recebidos por meio de projeto na UFMG

Iniciativa convida alunos dos ensinos fundamental e médio para fazer experimentos em laboratórios do Departamento de Química

Com o objetivo de criar uma ponte entre pesquisadores da Universidade e estudantes da comunidade externa, o Departamento de Química da UFMG realiza o projeto 1000 Futuros Cientistas: Experimentando Ciências no DQ/UFMG, que insere estudantes dos ensinos fundamental e médio no espaço universitário ao propor que realizem experimentos em laboratórios.

Em entrevista à TV UFMG, a doutoranda em Química Karen Nunes, que também foi monitora nas atividades em laboratório, afirma que a intenção é que esses alunos tenham conhecimento do que é feito pelo Departamento de Química da Universidade, para que eles se empolguem com a ciência e venham fazer parte deste universo.

Na atividade do dia 29 de outubro foram recebidos os estudantes do 6° ano que puderam aprender se divertindo, fazendo misturas de substâncias para revelar uma mensagem secreta.

A seleção de escolas participantes se dá por ordem de inscrição, contudo, é dada prioridade às escolas da rede pública de ensino. Para participar do projeto, as escolas podem se inscrever aqui.

Ficha técnica

Entrevistados: Janaína de Paula e Silva (coordenadora do projeto "1000 Futuros Cientistas"), Karen Nunes (doutoranda em Química pela UFMG), Rodrigo Dutra, Samira Santos, Arthur Pereira e Isabelle Santos (estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental)
Produção e reportagem: Marden Ferreira
Imagens: Samuel do Vale