Ensino

Estudantes relatam suas experiências de estágio na pandemia

UFMG identificou aumento na procura por estágio não obrigatório

O estágio é a oportunidade que os alunos têm para adquirir experiência e colocar em prática seu conhecimento. Em meio à pandemia, muitos estudantes tiveram que se adaptar aos novos modelos de trabalho, na maioria das vezes realizado de forma remota. 

Para a estudante Maria Carolina Martins, do 5º período de Jornalismo da UFMG, um dos grandes desafios de iniciar um estágio na pandemia foi a falta de contato com o ambiente e com os colegas de trabalho. O estudante Eduardo Gueiros, do quarto período de Direito da UFMG, acredita que seja mais difícil se concentrar no home office, pois o trabalho tende a se misturar com questões e preocupações familiares. Para os estudantes, o principal ponto positivo do estágio remoto é a possibilidade de aplicar no exercício do próprio trabalho o tempo que seria gasto no deslocamento, o que aumenta a produtividade.

De acordo com o coordenador do Setor de Bolsas e Estágios da Pró-reitoria de Graduação, professor João Henrique Lara, o momento é desafiador tanto para instituições quanto para os estudantes. O que se tem observado neste momento é um aumento na procura dos estágios supervisionados não obrigatórios, que consistem em atividades opcionais e que não são, necessariamente, requisito para aprovação, mas, sim, para ganho de experiência. 

O coordenador reforça que os estudantes devem sempre estar atentos aos canais de comunicação com os colegiados dos cursos, para se inteirar de informações, prazos e documentações.   

Entrevistados: Maria Carolina Martins, estudante do 5º período de jornalismo da UFMG, Eduardo Gueiros, estudante do 4º período de Direito da UFMG, e João Henrique Lara, coordenador do Setor de Bolsas e Estágios da Prograd/UFMG 

Equipe: Maria Carolina Martins (produção), Ravik Gomes (edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)