Ensino

Estudantes do Coltec UFMG são finalistas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Projeto identifica possíveis vazamentos de gás e poderá ajudar a salvar vidas

A partir de um problema corriqueiro identificado em suas próprias casas e vivenciado por muitos colegas, estudantes do Colégio Técnico UFMG (Coltec UFMG) desenvolveram um projeto de baixo custo que identifica possíveis vazamentos de gás de cozinha. A ideia para o trabalho, realizado na disciplina Instrumentação Industrial, surgiu após os estudantes Handel Emanuel Natividade Peres, Víctor Araújo de Paiva e Victor Hugo Ferreira Esteves identificarem que deixar o gás ligado ou esquecer uma panela no fogo não era um descuido somente deles.

Com o nome de DigPinGas, o protótipo possui um sensor que detecta a quantidade de gás no ambiente e se o fogo está ligado. Caso o vazamento seja confirmado, um alarme é disparado e a válvula do bujão de gás é automaticamente fechada. O projeto é um dos finalistas da 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, na categoria Região Sudeste - Minas Gerais. O evento seria realizado de 17 a 19 de março em São Paulo, mas foi adiado para 23 de março a 03 de abril e será realizado à distância devido às medidas de prevenção contra disseminação do coronavírus (COVID-19). Saiba mais no site da Febrace.

Este é somente um dos projetos realizados pelos estudantes da disciplina Instrumentação Industrial, ministrada pelo professor do Coltec UFMG Nathan Augusto Zacarias Xavier. Conheça exemplos de projetos inovadores no vídeo da TV UFMG.

Equipe: Luiza Martins (produção), Yves Vieira (reportagem), Ângelo Araújo (imagens), Marcelo Duarte (edição de imagens), Jessika Viveiros (edição de conteúdo)