Pessoas

Estudantes do ICB são finalistas em prêmio nacional de inovação

Graduandos desenvolveram projeto para estimular alunos da educação básica a se interessarem pelo aprendizado nas aulas

Um relatório do Unicef indica que a taxa de evasão escolar entre estudantes de 6 a 17 anos quase dobrou em 2020, em relação a 2019. Mesmo os que continuam na escola enfrentam dificuldades para manter o nível de aprendizado com o ensino remoto e à distância.  Para tentar reverter essa tendência, dois alunos do Curso de Ciências Biológicas da UFMG criaram um projeto para estimular alunos da educação básica a buscarem conhecimento e se interessarem pelo aprendizado nas aulas. 

João Victor Alves e Wilian Araújo Lopes se juntaram a Mathews Martins Sant'ana, estudante de Sistemas de Informação da FASA-Montes Claros, para criar a plataforma Educame, um portal de soluções metodológicas inovadoras com materiais, divulgação científica e jogos didáticos. A equipe aposta na gamificação, o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos, para engajar os jovens nos estudos. 

O projeto Educame é um dos finalistas da 9ª edição do Programa Campus Mobile, promovido pelo Instituto Claro, com o objetivo de incentivar estudantes universitários e profissionais recém-formados a construírem soluções com impacto social, por meio de aplicativos.

No programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 2, João Victor Alves falou sobre o projeto.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto