Extensão

Estudantes do ICEx e da Engenharia preparam competidores para a olimpíada de matemática

Podem se inscrever alunos dos ensinos fundamental e médio

Aulas são ministradas por estudantes de graduação e pós-graduação do ICEX e da Escola de Engenharia da UFMG
Estudantes de graduação e pós-graduação do ICEx e da Escola de Engenharia ministram as aulasDivulgação / Olimpo Preparatório

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso gratuito Olimpo Preparatório, destinado a estudantes que querem se preparar para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Podem se inscrever alunos de escolas públicas que cursam o oitavo ou nono anos do ensino fundamental ou o ensino médio.

O projeto de extensão do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) visa despertar jovens talentos, desenvolver competências matemáticas e o raciocínio lógico por meio de uma didática diferenciada. As inscrições para as turmas deste ano encerram-se em 7 de março. São ofertadas 50 vagas, distribuídas igualmente entre os ensinos fundamental e médio.

A cargo de estudantes voluntários de graduação e de pós-graduação do ICEx e da Escola de Engenharia, as aulas serão ministradas de 16 de março a 5 de outubro, sempre aos sábados, das 8h às 12h, no ICEx, campus Pampulha.

Durante os encontros, os estudantes participarão de jogos matemáticos, visitas a museus, treinamentos, simulados e terão a oportunidade de conversar com ex-medalhistas. “Além de preparar os estudantes para a prova da Obmep, procuramos incentivá-los a traçar seu futuro pelos estudos”, afirma Wallace Oliveira, graduando em Engenharia Química e um dos coordenadores do Olimpo.

Informações sobre as inscrições, as etapas do processo seletivo e os critérios de classificação podem ser obtidas no edital. Mais informações estão disponíveis no site do Olimpo Preparatório ou podem ser solicitadas pelo e-mail pro.olimpo@gmail.com.