Pesquisa e Inovação

Pesquisadores da UFMG analisam a imagem de Jair Bolsonaro nas redes sociais

Artigo “Populismo como paródia: a auto-apresentação visual de Jair Bolsonaro no Instagram” foi escrito pelo professor Ricardo Mendonça e o mestrando Renato Caetano, do Programa de Pós-Graduação em Ciê

O presidente da República, Jair Bolsonaro
O presidente da República, Jair Bolsonaro Foto: Marcos Correa

O presidente Jair Bolsonaro conta com uma forte presença nas redes sociais desde a época da eleição presidencial, mobilizando apoiadores, promovendo sua imagem e até mesmo criando fatos políticos e informando decisões de governo por meio de perfis pessoais. E buscando compreender melhor a presença do presidente nas redes sociais, os pesquisadores Ricardo Mendonça e Renato Caetano, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFMG, analisaram o perfil do presidente no Instagram, resultando no artigo Populismo como paródia: a auto apresentação visual de Jair Bolsonaro no Instagram.
O objetivo é compreender a forma como o populismo contemporâneo se apresenta em imagens. Os pesquisadores analisaram 845 imagens publicadas por Jair Bolsonaro em seu perfil do Instagram entre agosto de 2018 e Junho de 2019, de forma a observar como ele busca espelhar o “povo”; apresentar-se como extraordinário; e apropriar-se de símbolos de poder. 
Para falar sobre o estudo e a imagem de Jair Bolsonaro no Instagram, o programa Expresso 104,5 recebeu, em entrevista, o mestrando em Ciência Política na UFMG, Renato Duarte Caetano, um dos autores do artigo.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção: Filipe Sartoreto

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória