Estudantes estrangeiros serão recebidos em três dias de atividades

Evento inclui palestras sobre o idioma e as oportunidades oferecidas pela Universidade

Alunos estrangeiros participaram de atividades de acolhimento na Estação Ecológica, em 2017 Foto: Carol Prado / UFMG

Mais de cem estudantes de diferentes países da África, das Américas, da Ásia e da Europa participam, de 30 de julho a 1º de agosto, da Semana de Orientação do Estudante Internacional da UFMG, que terá eventos destinados à recepção dos alunos estrangeiros que ingressam na Universidade neste segundo semestre. A programação inclui apresentações sobre a UFMG e a cidade de Belo Horizonte e reflexões sobre questões como choque cultural.

Também participam do evento os estudantes da UFMG que são padrinhos e madrinhas, pelo Programa de Apadrinhamento da Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Eles acompanham os estudantes internacionais ao longo do semestre, apoiando-os tanto na dimensão acadêmica como social de suas vivências em Belo Horizonte: participam de eventos, apresentam as unidades acadêmicas da UFMG, ajudam a planejar a matrícula e sugerem programação para finais de semana e feriados.

Cada estudante estrangeiro pode ter até dois padrinhos. Os alunos ingressam na UFMG por meio de acordos bilaterais firmados entre a UFMG e instituições estrangeiras ou programas específicos, como programa Escala, Erasmus, Marca, Bracol, Brafitec e Paec.

Dia 30, segunda-feira:
Auditório do Instituto de Geociências (IGC), campus Pampulha
Das 8h45 às 9h - Credenciamento
Das 9h às 9h30 - Cerimônia de abertura

Das 9h30 às 9h45, ocorrerá, em português, a apresentação Seja Bem-Vindo à UFMG, ministrada pelo diretor de Relações Internacionais, professor Aziz Tuffi Saliba.

Das 10h30 às 11h30, a doutoranda Yara Carolina ofertará a oficina Começando em Português: uma primeira aula, em que as discussões acontecerão em inglês, espanhol e português.

Das 11h30 às 12h30, o professor Leandro Rodrigues Alves Diniz, coordenador da disciplina de Português como Língua Adicional, vai proferir a apresentação Oportunidades para aprender Português como Língua Adicional (PLA) na UFMG. A apresentação será feita em português e discutida em português, inglês, francês e espanhol.

A programação de segunda-feira retorna às 14h, com apresentação que será ministrada pela responsável pelo setor de acolhimento, Elaine Martins Parreiras, com os bolsistas André Luis Amaral e Ariel Gimpel.

Das 14h30 às 16h, Marcelo Gomes, responsável pelo setor de admissão internacional da DRI, dará orientações sobre documentação, registro acadêmico, matrícula e serviços da UFMG. As orientações serão dadas em português, e discutida em português, inglês e espanhol.

Das 16h30 às 17h, Marcelo Gomes oferecerá orientações exclusivas para os estudantes que estão na UFMG por meio dos programas Escala, Bracol e Bramex. O objetivo é orientar sobre o recebimento de bolsas, entre outras questões burocráticas que devem ser resolvidas pelos alunos.

Dia 31, terça-feira:
Das 9h às 12h, o os interessados em cursar a disciplina de Português como Língua Adicional (PLA) farão  teste de nivelamento, coordenado pelo professor Leandro Rodrigues Alves Diniz, da Fale.

No auditório do Instituto de Geociências (IGC),campus Pampulha, das 14h às 15h, Bruno Pimenta Starling, coordenador do Programa de Voluntariado Internacional da Prefeitura de Belo Horizonte, divulgará as oportunidades para prestação de serviços voluntários em órgãos públicos municipais.

Das 15h às 16h, Elaine Parreiras, do Setor de Acolhimento da DRI, e Clarice Na-Young Lee, graduanda em Relações Econômicas Internacionais, irão abordar as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão universitária O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa, criado com o intuito de incentivar o acolhimento dos estudantes internacionais.

Para encerrar a programação de terça-feira, das 16h às 17h, Marcelo Gomes e Elaine Martins, das equipes de admissão internacional e acolhimento da DRI, apresentarão a sessão de orientações, desta vez em inglês sobre documentação, registro acadêmico e matrícula.

Dia 1º, quarta-feira:
Às 9h, o grupo sairá para visita guiada ao estádio Mineirão e ao museu Brasileiro do Futebol. Para tal atividade, é necessária a inscrição prévia, uso da camiseta do evento e, ainda, o pagamento do ingresso cobrado pelo Museu, no valor de R$ 7.

Das 14h às 17h, os estudantes internacionais vão encontrar seus padrinhos e madrinhas, em atividades de integração promovidas pelo Setor de Acolhimento da DRI, e oficina ofertada por Sthefany Zaida Silva do Amparo e Matheus Augusto Campelo Félix, ambos graduandos em Química.

Os estudantes internacionais que não puderem participar desse evento de orientação serão assistidos pelos setores de Acolhimento e de Admissão Internacional, que organizarão versão reduzida do evento especialmente para esse público.

Com Setor de Comunicação da Diretoria de Relações Internacionais