Ensino

Evento virtual sobre tecnologias aplicadas à educação recebe inscrições de moderadores

Nova edição do UEaDSL vai abordar relação entre diversidade e liberdade

Evento é realizado totalmente em plataforma online.
Evento é realizado totalmente em plataforma on-lineFotos públicas / USP Imagens

Até 22 de novembro, professores universitários e pós-graduandos podem se inscrever para atuar como coordenadores de mesa de trabalhos da próxima edição do Universidade, EaD e Software Livre (UEaDSL), que será realizado de 27 de novembro a 1º de dezembro. O evento é promovido pelo grupo Texto Livre, da Faculdade de Letras (Fale) e pelo Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed).

O UEaDSL é um evento on-line que propicia a discussão de temas que permeiam as novas tecnologias aplicadas à educação, o papel da universidade, software livre e ensino a distância. Nesta edição, serão apresentadas, em seu blog, conferências, palestras e artigos sobre a relação entre diversidade e liberdade.

A função de coordenador de mesa é similar à de mediador de um debate, ficando a seu cargo fomentar a discussão dos trabalhos sob sua responsabilidade. Como o UEaDSL é totalmente virtual, a interação com os autores dos artigos e com o público é feita por meio de comentários nas páginas onde estarão publicados. Para saber mais sobre a dinâmica de troca de impressões sobre os trabalhos, acesse os registros da edição passada.

“O papel do coordenador de mesa é de suma importância para o sucesso do evento. Já confirmamos alguns coordenadores de universidades de todo o país, pois consideramos o debate como o ponto alto do congresso”, explica a professora Ana Cristina Fricke Matte, coordenadora do UEaDSL e do grupo Texto Livre, da Faculdade de Letras.

Interessados deverão se inscrever por meio de formulário. Após confirmada a inscrição, devem enviar mensagem para o endereço ueadsl@textolivre.pro.br, até o dia 22 de novembro, informando nome completo, e-mail, disciplinas ou áreas de seu interesse e solicitando a sua participação. Se a inscrição for como colaborador de algum professor em particular, é preciso informar o nome do docente. Os coordenadores de mesa recebem certificado emitido pela UFMG. Caso o número de interessados seja superior ao de vagas, o critério de seleção será a ordem de inscrição.

Da semiótica à formação docente

Dedicada às discussões sobre diversidade e liberdade, esta edição do UEaDSL já conta com 199 autores inscritos, em sua maioria estudantes de graduação, responsáveis por 99 trabalhos, que abordam temas ligados à semiótica, à leitura, à escrita, à formação docente, a algoritmos, ao hardware e ao software.

Os professores participantes são de instituições localizadas nas regiões sul e sudeste: UFMG, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Eles estão à frente de disciplinas das áreas de letras, pedagogia, educação do campo, computação e cultura livre. Outras informações podem ser obtidas no site do evento ou pelo e-mail ueadsl.sec@textolivre.pro.br.

Com Assessoria de Comunicação do Caed