Extensão

Evento na FaE discute leitura e produção de textos para além das aulas de português

Educadoras propõem abordagem interdisciplinar

Crianças na Bienal Brasil do Livro e da Leitura de Brasília:
Crianças na Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em Brasília: leitura deve ser exercitada no cotidiano Elza Fiúza / Agência Brasil / Fotos Públicas

A próxima edição do Ceale Debate receberá as professoras Maria José Francisco de Souza e Keli Cristina Conti para tratar do tema Leitura e produção de textos numa abordagem interdisciplinar - Língua Portuguesa e Matemática. O debate será nesta terça-feira, 20 de novembro, das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG (FAE).

Ler e escrever textos são habilidades exigidas em diversas situações do cotidiano e em todas as disciplinas escolares, mas, de modo geral, seu ensino é atribuído quase exclusivamente à disciplina de Língua Portuguesa. Reconhecendo que as práticas sociais que envolvem ler e escrever são diversas, as convidadas dessa edição do Ceale Debate abordarão práticas em que a organização do trabalho pedagógico contemple uma abordagem interdisciplinar de leitura e produção de textos.

O Ceale Debate é um ciclo de conferências voltadas para professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e aprendizado da leitura e da escrita. Seu objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas com preenchimento de formulário on-line. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.

As palestrantes
Keli Conti é mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Integra o grupo de Educação Matemática e o Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência (Promestre), da Faculdade de Educação da UFMG.

Maria José Francisco de Souza é graduada em Letras pela PUC Minas e mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. É pesquisadora do Ceale, do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação (Gephe) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem (Nepel).

Com Setor de Comunicação do Ceale