Ensino

Evento on-line que aborda universidade e educação a distância promove discussão sobre ciência

Inscrições estão abertas para ouvintes e coordenadores de mesa

Evento é assíncrono e realizado integralmente em plataformas livres
Evento é assíncrono e realizado integralmente com softwares livres Júlia Duarte / UFMG

Estudantes dos cursos de Administração, Biologia, Ciências Sociais Aplicadas, Educação, Engenharias, Linguística, Literatura e Nutrição participarão, como autores de trabalho, da primeira edição de 2018 do Universidade, EaD e Software Livre (UEaDSL), evento on-line assíncrono realizado integralmente com softwares livres.

A edição tem como tema Con-sciências, e a apresentação de trabalhos ocorrerá de 25 a 29 de junho, neste ambiente. Já a participação de ouvintes é aberta a interessados de qualquer área do conhecimento.  O congresso terá a plataforma Moodle como sede, e a classificação dos artigos em trilhas temáticas será substituída por outra baseada em quatro categorias: Linguagens, Produção, Ensino/Aprendizagem e Teorias Aplicadas.

Os autores também poderão classificar seus artigos em até três de um universo de 19 subcategorias mais específicas, que funcionarão como tags e permitirão aos visitantes pesquisar trabalhos de acordo com seu interesse.

“Os participantes poderão fazer consultas mais específicas, para encontrar as palestras que lhe interessam. Poderão fazer buscas por nome de autor, categorias, área, título, professor responsável, mesa, palavras-chave e até instituição de origem do trabalho”, explica a professora Ana Matte, da Faculdade de Letras e coordenadora do grupo Texto Livre, responsável pela promoção do UEaDSL, em parceria com o Caed/UFMG.

Participações
O evento permite a participação de interessados nos temas tanto como ouvintes quanto como coordenadores de mesa, aos quais cabem estimular o debate entre os participantes, visitantes, autores e orientadores, postando comentários e interagindo com os leitores.

As inscrições para coordenadores de mesa terminam no domingo, 17 de junho, e para ouvintes, até o último dia do congresso, 29 de junho. Certificados serão emitidos para as duas formas de participação. O interessado deve se cadastrar na plataforma do Texto Livre e fazer a inscrição no evento seguindo as instruções disponíveis no site do UEaDSL

Com Assessoria de Comunicação do Caed