Série organizada por estudantes destaca experiências do design no 'mundo real'

Bate-papo semanal com egressos e outros profissionais favorece troca de informações sobre a prática no mercado

A prática profissional oferece ao estudante novas ferramentas para lidar com o mundo do mercado de trabalho. Conversar com o cliente, buscar fornecedores e lidar com as limitações de insumo estão entre os desafios vivenciados durante a realização dos projetos. Com o distanciamento social e a suspensão das atividades acadêmicas, estudantes do curso de Design da UFMG organizam semanalmente um bate-papo com egressos e outros designers para troca de experiências.

Segundo o professor Marcelo Pinto, do Departamento de Tecnologia do Design, Arquitetura e Urbanismo da UFMG, é importante aproximar os estudantes do mundo real para que eles apreendam as habilidades necessárias para entrar no mercado de trabalho. Como conseguir vagas de estágios, quais as qualificações necessárias e como precificar o próprio trabalho são algumas das dúvidas apresentadas pela aluna Verônica Maia. Elas motivaram a organização do evento Design no mundo real.

Com base em uma necessidade observada durante a pandemia de Covid-19, surgiu a tira metálica para protetor facial, desenvolvida pelo estudante de Design da UFMG Humberto Zangueri, em parceria com o professor Marcelo Pinto. O produto gerou patente e já está sendo utilizado por profissionais de saúde. Um dos primeiros convidados da série, Zangueri afirma que essa experiência o ajudou a compreender a complementaridade entre o que se aprende na sala de aula e a prática. Saiba mais sobre o protetor facial.

As edições são realizadas todas as quartas-feiras, às 19h30. Para o dia 24 de junho, os convidados são Átila Vilela, que atua na interação com designers para potencializar negócios, e Lucas Hansel, designer gráfico especializado em análise de satisfação dos usuários. Eles compartilharão suas vivências de carreira. Interessados em participar devem preencher formulário. Mais informações estão disponíveis na página do evento no Instagram (@designmundoreal).

Entrevistados: Marcelo Pinto, professor do Departamento de Tecnologia do Design, Arquitetura e Urbanismo da UFMG, Verônica Maia e Humberto Zangueri, estudantes de design da UFMG

Equipe: Diogo Diniz (produção), Marcia Botelho (edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)