Pesquisa e Inovação

Evento sobre relação entre imunologia e nutrição ainda recebe inscrições

Arrecadação com inscrições vai financiar pesquisa sobre doenças hepáticas

Alunas no laboratório do ICB
Laboratório possibilita formação de alunos em pesquisas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutoradoCenter for Gastrointestinal Biology / UFMG

As diversas interfaces entre imunologia e nutrição serão abordadas em palestras e comunicações em evento que vai reunir, nesta semana, no campus Pampulha, especialistas e pessoas interessadas em entender problemas imunológicos decorrentes da alimentação, bem como as funcionalidades nutricionais que promovem a imunocompetência.

As inscrições para o ImmunoNutri 2018 ainda podem ser feitas pela internet e no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), durante o seminário. O evento é o primeiro promovido pelo Center for Gastrointestinal Biology (CGB), laboratório multidisciplinar da UFMG que agrega pesquisadores empenhados na busca de soluções para a área da gastroenterologia. Na realização do seminário, o CGB conta com parceria da Biolab Brasil, Nikon e BD Biosciences.

Na palestra de abertura na manhã desta quinta-feira, 26, o coordenador do CGB, Gustavo Menezes, vai apresentar, em modelos em animais, problemas imunológicos decorrentes da alimentação e explicar por que imunologia e nutrição devem andar juntas. O seminário, que prossegue na sexta-feira, 27, terá formato dinâmico, com palestras de curta duração sobre temas como sistema imune, alimentação, controle metabólico, microbiota, resposta inflamatória, microscopia, citometria, ciência e modismos.

Os recursos arrecadados com as inscrições serão investidos na compra de insumos, como reagentes e equipamentos básicos, essenciais para a continuidade da pesquisa sobre biologia hepática realizada em seu laboratório. Após o evento, o canal de doações continuará aberto, em campanha conduzida pela People For Science, startup de crowdfunding para pesquisas idealizadas na UFMG ao longo da décima edição do Lemonade, programa de aceleração de negócios em estágio inicial. Segundo Menezes, prestações de contas periódicas e detalhadas da iniciativa de financiamento coletivo serão disponibilizadas no portal da People For Science.

Para o pesquisador, iniciativas como essa permitem a formação de uma cultura de incentivo à ciência. O objetivo é mostrar para a população como as doações refletem diretamente na formação do estudante. "Ver, por exemplo, alguém que era da Iniciação Científica e se tornou um doutor. É preciso ter a noção do quanto essas pequenas atitudes fazem diferença na vida de pessoas a longuíssimo prazo", pondera.

Alimentação e imunologia
Menezes ressalta a importância de discutir os reflexos da alimentação na saúde. Ele comenta que a humanidade, que sofreu com longos períodos de fome e escassez, atualmente enfrenta problemas decorrentes do consumo em excesso, sobretudo de alimentos processados, ricos em gorduras, sal e açúcares, e da má nutrição. Pesquisas cada vez mais comprovam que componentes da dieta não são apenas nutricionais, mas interferem diretamente na imunocompetência, uma vez que células do sistema imune possuem receptores específicos para vitaminas, proteínas, lipídios e estruturas inorgânicas.

João Paulo Alves