Ensino

Evento vai discutir uso de textos da tradição oral na apropriação da escrita

Professora da UFBA, especializada em alfabetização e letramento, é a convidada da próxima edição do Ceale Debate

Ciclo de debates aborda temas voltados para a alfabetização
Ciclo de debates aborda temas relacionados à alfabetização e letramentoFernanda Carvalho/ Fotos Públicas

Ceale Debate, ciclo de conferências destinado a alfabetizadores, educadores e estudantes de licenciatura, receberá na edição de setembro a professora Liane Castro de Araújo, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ela vai falar sobre o tema Textos poético-musicais da tradição oral na apropriação da linguagem escrita. O debate aberto ao público ocorrerá no dia 26 de setembro, das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação, campus Pampulha.

Na palestra, a pesquisadora vai explorar produções baseadas na tradição oral – parlendas, cantigas, adivinhas, quadrinhas e trava-línguas – como repertório para a apropriação da língua escrita, sem perder seu caráter de gêneros orais performáticos da cultura lúdica infantil, cuja função primordial é brincar com a linguagem. 

Articulando cultura lúdica, práticas de oralidade, letramento e alfabetização, Liane de Araújo vai expor situações de aprendizagem com base nesses gêneros, tanto na oralidade quanto em texto escrito, estimulando a reflexão fonológica, o reconhecimento de palavras, a consciência morfológica e sintática, entre outros aspectos. Alguns materiais pedagógicos produzidos com base nesses gêneros também serão apresentados.

A palestrante
Liane Castro de Araújo é professora da Faculdade de Educação da UFBA e pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem. Atua principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita na educação infantil e ensino fundamental, cultura lúdica infantil, tradição oral e ensino da língua, alfabetização e letramento, produção, revisão e reescrita de textos.

As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas com preenchimento de formulário. Mais informações devem ser solicitadas pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.

Com Setor de Comunicação do Ceale