Notícias Externas

Ex-ministros alertam para o risco de colapso na ciência e tecnologia

Clélio Campolina, ex-reitor da UFMG, foi um dos signatários de manifesto lançado nesta segunda-feira, na Coppe/UFRJ

Cinco ex-ministros participaram do evento de lançamento de manifesto, inclusive o professor Clélio Campolina, da UFMG (terceiro da direita para a esquerda)
Cinco ex-ministros participaram do evento de lançamento de manifesto, inclusive o professor Clélio Campolina, da UFMG (terceiro da direita para a esquerda) Coppe/UFRJ

Ex-ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação lançaram nesta segunda-feira, 1 de julho, na Coppe/UFRJ, no Rio de Janeiro, manifesto em defesa do setor. Aloízio Mercadante, Celso Pansera, Clélio Campolina, Marco Antonio Raupp e Roberto Amaral, presentes no evento, propuseram a criação de um observatório para discutir e alertar a sociedade para o retrocesso que o Brasil poderá sofrer com a falta de investimentos em ciência.

O presidente da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, e o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, também participaram do evento.

Coube ao ex-ministro Marco Antonio Raupp a leitura do manifesto. O diretor da Coppe, Edson Watanabe, advertiu para os riscos de redução da competitividade da indústria brasileira, justamente no momento em que o Mercosul e a União Europeia celebram um acordo de livre comércio.

No documento, intitulado CT&I em estado de alerta, dez ex-ministros de diferentes partidos e governos criticam ações da atual gestão e indicam que as chances de colapso na área de Ciência e Tecnologia são reais. "O dispêndio em CT&I é um investimento virtuoso e estratégico. Desqualificar as universidades públicas que produzem mais de 90% da pesquisa brasileira e privatizar empresas estratégicas são equívocos que podem custar caro à sociedade brasileira", advertem os ex-ministros.

O manifesto foi publicado no site da Coppe/UFRJ.

Coppe/UFRJ