Notícias Externas

Ex-reitor da UFBA discute autonomia universitária em seminário

Naomar Almeida Filho defende que as instituições tenham liberdade de governança, mas também precisam incorporar a sociedade em sua gestão

Professor Naomar Almeida Filho
Naomar Almeida Filho: universidade brasileira não dispõe de autonomia para gerir seus recursosFoca Lisboa / UFMG

Conceitos diversos de autonomia estão sendo discutidos nesta tarde, em mesa-redonda, pelo professor Naomar Almeida Filho, ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que participa seminário Brasil: Desenvolvimento urgente. O evento termina hoje na Faculdade de Ciências Econômicas (Face).

Naomar Almeida Filho, que também foi reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), defende que as instituições públicas de ensino superior tenham liberdade em relação aos processos de governança e capacidade de traçar seus próprios destinos. Em sua opinião, contudo, tais instituições têm “grande dificuldade de admitir que precisam incorporar a sociedade na sua gestão, no seu cotidiano”, e chegam a defender tal condição “como se fosse essa a autonomia de que precisam”.

No debate, o ex-reitor pretende abrir discussão sobre como o conceito de autonomia é historicamente incorporado no modo de ser das universidades. “Quando se fala em autonomia, pode ser muita coisa: independência para gestão de recursos, uma certa liberdade para ensinar da maneira como os docentes acham que é o correto e justo. Mas também pode implicar uma separação da universidade em relação à sociedade e à política, ou seja, a defesa de que a universidade distanciada é autônoma”, alerta.

Embora defensor da autonomia nos processos de governança, Naomar Filho questiona a viabilidade política dessa condição, “numa sociedade como a nossa, em que a universidade desempenha um papel de formação de elites, mas se acha tão autônoma que não se vê servindo à reprodução das formas de dominação”.

Em sua opinião, não existe no país a autonomia universitária no aspecto que considera fundamental: “na capacidade de gerir de modo autônomo os recursos e insumos necessários à instituição, fora das amarras do serviço público.”

A mesa Autonomia universitária em tempos de estado de exceção é parte do projeto de extensão Contradição: programa de formação do pensamento crítico. O seminário é realizado em parceria com a Fundação Maurício Grabois e a Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG).

Professor titular de epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Naomar Almeida Filho é médico, mestre em saúde comunitária e doutor em epidemiologia. Em sua produção acadêmica, destaca-se uma série de livros-texto sobre o método epidemiológico.