Notícias Externas

Exclusão de posts de Bolsonaro mostra mudanças na moderação de conteúdo das plataformas digitais

Twitter, Facebook e Instagram excluíram publicações do presidente que contrariavam recomendações das autoridades de saúde

Bolsonaro provoca aglomerações durante passeio no Distrito Federal, contrariando recomendações das autoridades de saúde
Bolsonaro provoca aglomerações durante passeio no DF, contra orientações das autoridades de saúde Foto: Twitter

No dia 30 de março, o Twitter apagou duas postagens do presidente Jair Bolsonaro, relacionadas ao passeio público que ele fez no Distrito Federal, provocando aglomerações de pessoas, em meio à pandemia da Covid-19. Um dia depois, Facebook e Instagram seguiram a mesma linha.

O Twitter justificou a medida a partir da atualização de suas regras, com orientações mais específicas no contexto da atual pandemia. Dentre elas, a exclusão de tweets que neguem as recomendações das autoridades de saúde locais ou globais, para diminuir a possível exposição ao novo vírus, e que incentivem as pessoas a desrespeitarem o distanciamento social em áreas endêmicas. Já o Facebook, que também administra o Instagram, explicou que seus padrões de comunidade não permitem desinformação que possa causar danos reais às pessoas. 

Para as pesquisadoras Amanda Jurno, doutora em Comunicação Social pela UFMG, e Ana Cristina Gontijo, que estuda a governança de plataformas e a moderação de conteúdo no Twitter, no mesmo programa de pós-graduação, o episódio evidencia o papel das plataformas na seleção das informações que circulam pelas redes. Seja por meio de algoritmos programados, a partir de critérios pré-definidos, ou da ação de moderadores humanos contratados pelas empresas.

"Essa virada, em termos de moderação de conteúdo, é muito emblemática. Até 2019, o conteúdo que era considerado de interesse público, por exemplo, o conteúdo postado por um chefe de Estado, era mantido no ar, ainda que fosse contra as regras e políticas de uso da empresa", afirma Ana Cristina Gontijo.

Ouça a reportagem de Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro