Internacional

Experiências de ensino de línguas como acolhimento são abordadas em livro

Obra, que tem a professora Luciane Corrêa, da Fale, como uma das organizadoras, será lançada na próxima terça-feira

Centro de Extensão da Faculdade de Letras (Fale), em parceria com o Centro Zanmi – Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, desenvolve, desde 2015, o projeto Português para Estrangeiros em Regime Especial de Permanência.
Refugiados haitianos em atividade do projeto Português para Estrangeiros em Regime Especial de Permanência desenvolvido pela UFMGMarco Aurélio Melo / Cenex Fale

Experiências com o ensino de língua para imigrantes e refugiados desenvolvidas em várias partes do mundo são descritas no livro Língua de acolhimento: experiências no Brasil e no mundo, que será lançado na próxima terça-feira, dia 4, na Faculdade de Letras, campus Pampulha. O evento ocorrerá no auditório 1007, a partir das 17h.

A obra foi organizada pelos professores Luciane Corrêa Ferreira, da Faculdade de Letras, Cristina Perna, da PUC-RS, Ricardo Gualda, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

A ideia de preparar o livro surgiu durante uma viagem de férias feita por Luciane à Turquia, em janeiro de 2018. “Resolvi aproveitar que estava relativamente perto da Grécia para conhecer a experiência de duas colegas que trabalham com o acolhimento, principalmente, de crianças sírias e afegãs", conta a professora, na apresentação de seu livro. Além das experiências, a obra discorre sobre os diversos aportes teóricos utilizados para estudar o tema.

Os capítulos foram escritos por professores de universidades sediadas em lugares que concentram grande número de imigrantes e refugiados. São 14 as experiências relatadas. Do Brasil, estão descritos, por exemplo, trabalhos de preparação de imigrantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no âmbito do Programa Pró-imigrantes da UFMG, de autoria de Desireé de Almeida Oliveira, e de literatura popular em projeto de ensino de português para haitianos, de autoria de Laura Gomes e Larissa Paula Tirloni. Do exterior, há relatos de projetos na Finlândia, na Alemanha, na Espanha, no Chile e na Grécia. Com esses relatos, os organizadores da obra esperam oferecer elementos para a compreensão da língua como instrumento de acolhimento, motivando a atividade docente.

Relatos
Algumas experiências descritas no livro serão apresentadas nesta terça, durante o lançamento do livro. O professor Ricardo Gualda, da UFBA, falará sobre projetos com imigrantes em Estocolmo, na Suécia. Catarina Valle vai expor sua experiência como professora do Projeto Ler, do Serviço Jesuíta de Atendimento a Imigrantes e Refugiados, desenvolvido em parceira com a PUC-MG.

O projeto MitStudieren, da Universidade de Leipzig, que trata do alemão como língua de acolhimento, será apresentado pela professora Charlotte Steinke. As políticas de acolhimento linguístico da UFMG serão abordadas pela professora Yara Miranda, da Fale. Por fim, Luciane Corrêa Ferreira abordará projetos desenvolvidos em Umea, Suécia, e em Volos, Grécia, relatados no capítulo de autoria da professora Maria Papadopoulou, da universidade grega de Tessália.

O livro será vendido durante o lançamento ao preço R$ 50. Estudantes que participarem da atividade terão créditos contabilizados como horas complementares.