Ensino

Experiências dos Núcleos Docentes Estruturantes da UFMG serão apresentadas em seminário

Primeiro evento de série, que pretende estimular discussões em prol do aprimoramento do ensino, será realizado na segunda, 17 de maio

Reunião de abertura dos trabalhos da CPA em 2019:
Reunião de abertura dos trabalhos da CPA em 2019: instância atua articulada com os NDEsFoca Lisboa | UFMG

O Programa Integração Docente dá inicio neste mês a uma série de seminários que pretende estimular discussões para fortalecer a cultura do planejamento e do trabalho coletivo na graduação. O objetivo é mobilizar professores e estudantes envolvidos nas estruturas já existentes (departamentos, colegiados e núcleos docentes estruturantes) ou fomentar a criação de novas organizações com vista ao aprimoramento do ensino na UFMG.

A série será aberta nesta segunda-feira, 17, a partir das 14h, com o 1° Seminário Integração Docente, que abordará o tema Experiências dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos cursos de graduação da UFMG. O evento, on-line, será transmitido pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários no YouTube. Haverá tradução para libras.

Durante a edição inaugural, serão compartilhadas as experiências dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) em articulação com a Comissão Própria de Avaliação (CPA). Esses ambientes institucionais são destinados ao acompanhamento, autoavaliação e proposição de ações estratégicas que repercutem na formação de uma cultura institucional comprometida com o ensino de graduação.

O evento abrirá espaço para que os representantes dos NDEs discutam experiências, desafios e possibilidades de atuação no âmbito do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e para além dessa modalidade.

A abertura contará com a participação do vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, da pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira, e da presidente da CPA, Viviane Birchal. A moderação será feita pelo pró-reitor adjunto de Graduação, Bruno Teixeira. Em seguida, os representantes dos NDEs, professores Mariana Gonzaga (Farmácia), Theles de Oliveira (Administração), David Francisco (Ciências do Estado) e Maria Elisa Martins (Artes Visuais) compartilharão suas experiências.

Os próximos seminários da série estão agendados para os dias 28 e 29 de outubro.

Avaliação
A avaliação interna ou autoavaliação, realizada no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES), é conduzida pela CPA. Trata-se de uma comissão prevista no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que também se dedica à sistematização e à prestação das informações relacionadas à avaliação externa solicitadas pelo Inep.

Ao acompanhar esses processos avaliativos, a CPA compõe um retrato institucional – Universidade e cursos – em seus relatórios anuais, identificando as dificuldades e as boas práticas que podem ser aprimoradas e replicadas em âmbito institucional.

Instâncias vinculadas aos cursos de graduação, os NDEs, por sua vez, são os principais responsáveis pela geração dos dados que serão sistematizados e analisados pela CPA.

Com Assessoria de Comunicação da Prograd