Arte e Cultura

'Biblioteca de Babel', de Borges, inspira exposição na BU

Público pode agendar visitas para manusear livros e conversar sobre as obras

The Library, imagem da Coleção de Artista UFMG
'The library', imagem da Coleção de Livros de Artista UFMG Divulgação / UFMG

Até 11 de maio, está aberta à visitação, no quarto andar da Biblioteca Central da UFMG, campus Pampulha, a exposição Alguns volumes da Biblioteca de Babel. A ideia de uma biblioteca que pudesse reunir todos os livros que existem e os que ainda poderão existir é o ponto de partida da mostra.

O título da exposição alude ao conto do escritor argentino Jorge Luis Borges A Biblioteca de Babel, que trata de um mundo constituído por uma biblioteca infindável.

Alguns dos livros de artista presentes na mostra são como um pequeno catálogo de uma coleção particular, outros como um inventário de livros desejados. Entre as obras expostas, há um fac-símile do famoso Catálogo do Conde de Fortsas, no qual estão registrados livros que não existem, mas que foram anunciados em um disputado leilão na Bélgica no século 19.

Figuram na mostra obras dos artistas Allen Ruppersberg, Amanda Andersen, Amir Brito, Antoine Lefebvre, Buzz Spector, Doro Boehme, Elizabeth Tonnard, Eric Baskauskas, Fabio Morais, Jonathan Monk, Louis Luthi, Maria Lucia Cattani, Marilá Dardot, Maurizio Nannucci, Michael Gibbs, Peter Wüthrich, Richard Prince e Sara Mackillop.

Durante o período da exposição, um grupo de bolsistas acompanhará os visitantes, que poderão manusear os livros e conversar sobre as obras, em horários que podem ser agendados pelo e-mail colesp@bu.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4615.

Com Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária