Notícias Externas

Exposição fotográfica ‘Praças [In]visíveis’ revela novo olhar para as praças italianas

Imagens foram feitas durante o primeiro período de 'lockdown' na Itália, em 2020

A exposição foi montada pelo fotógrafo e curador Marco Delogu
Exposição foi montada pelo fotógrafo e curador Marco Delogu Reprodução / Instagram

A Casa Fiat de Cultura e o Consulado da Itália em Belo Horizonte propõem um novo olhar para as praças na exposição virtual Praças [In]visíveis. A mostra é composta de 21 fotografias e 23 textos, e apresenta 22 praças italianas, destacando a importância social e cultural de cada uma delas. Com isso, busca refletir a relação entre indivíduos e os espaços públicos das cidades e a forma como eles traduzem a identidade, a memória, as relações sociais e afetivas e os costumes de um povo. Além disso, a mostra também trata das transformações desses espaços ao longo do tempo, inclusive durante o período de distanciamento social.

O programa Noite Ilustrada desta quinta-feira, 22, recebeu a historiadora Ana Carolina Ministério, que é educadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, para falar sobre a exposição e explicar esse novo olhar para as praças e a ocupação de espaços públicos proposto na exposição.

“As praças são um território de expressão. Você está no âmbito público, e as mais diversas expressões acontecem, não só as culturais mas as políticas também. E às vezes nós não prestamos atenção no entorno, às vezes passa batido um edifício, um monumento.  Essa é a grande poética da exposição: é se voltar para a própria praça como estrutura arquitetônica e paisagística", explicou. 

A exposição fica disponível até o dia 12 de setembro, no site da Casa Fiat de Cultura.

Produção: Maron Filho e Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória

Publicação: Flora Quaresma, sob orientação Hugo Rafael