Exposição no Centro Cultural da UFMG mostra trabalho de conservação e restauro

Aquarelas do pintor alemão Friedrich Hagedorn foram doadas por Assis Chateaubriand na década de 1960

O Acervo Artístico UFMG, mantido pela Diretoria de Ação Cultural, em parceria com o Setor de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária, realizou um trabalho de conservação e restauro da série de dez aquarelas de paisagens do pintor alemão Friedrich Hagedorn. O artista viveu no Brasil entre 1852 e 1865, período em que pintou as obras. Em 1966, o jornalista e fundador dos Diários Associados, Francisco Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, doou essas obras ao Acervo Artístico da UFMG, integrando a Coleção Brasiliana e constituindo importante acervo de obras de arte e documentos luso-brasileiros em poder da Universidade.

Além do processo de restauração das aquarelas, foi realizada uma oficina com alunos e professores para discutir aspectos de tal processo e montar a exposição que recebe as obras restauradas. O Ateliê de Montagem de Exposições e a exposição Paisagens brasileiras do século XIX: diálogos sobre arte, memória e patrimônio integram a programação do 51º Festival de Inverno da UFMG.

SERVIÇO:

Exposição Paisagens brasileiras do século XIX: diálogos sobre arte, memória e patrimônio

Centro Cultural da UFMG - Av. Santos Dumont, 174 - Centro, Belo Horizonte – MG

De 15 de julho à 05 de agosto