Arte e Cultura

Exposição no Centro Cultural UFMG retrata situações engraçadas do cotidiano

Exposição de Silvia Junqueira traz mais de 40 fotos e fica em cartaz até novembro

O Centro Cultural UFMG sedia a exposição “Intermitências”, da artista Silvia Junqueira. Resultado de uma série com mais de 40 fotografias, as obras são ligadas às memórias pessoais e reminiscências da infância e da adolescência da artista. Suas fotografias se aproximam do conceito que Bataille inscreveu ao riso, aquilo que se torna “a chave do fundo dos mundos”. É por meio desse riso que Sílvia Junqueira exerce sua visão sobre o mundo e sobre sua própria fotografia, já que, diante da ausência de respostas, o que não pode ser explicado leva ao riso.

Por essa via, essas fotografias oferecem não respostas, mas questionamentos sobre o que a realidade esconde, a partir de um olhar crítico que parece decompor os gestos e as relações, como se fossem vistos pela primeira vez, e, portanto, com o riso típico de quem se diverte com um jogo. As fotografias ficam disponíveis para visita até o dia 03 de novembro e a entrada é gratuita. O Centro Cultural UFMG está localizado na avenida Santos Dumont, 174. O horário de funcionamento é das 10h às 21h, de terças às sextas-feiras, e das 10h às 18h aos sábados, domingos e feriados.

Entrevistada: Silvia Junqueira, artista

Equipe: Luiz Cisi (produção); Luiz Cisi (reportagem); Ângelo Araújo (imagens) SEU NOME AQUI (edição de imagens); Jessika Viveiros (edição de conteúdo)