Arte e Cultura

Exposição lança olhar crítico sobre a loucura

Obras de Alessandro Ramos, que serão exibidas no Espaço do Conhecimento a partir desta terça, mesclam sentimentos de frustração e esperança

Pinturas e desenhos do artista tratam das fortes emoções causadas pela possibilidade da loucura
Pinturas e desenhos do artista tratam das fortes emoções causadas pela possibilidade da loucura Alessandro Ramos

Momentos de depressão, ansiedade e angústia levaram o mineiro Alessandro Ramos a procurar na arte o remédio para superar seus sofrimentos mentais. A partir desta terça-feira, 7, o Espaço do Conhecimento UFMG abriga a exposição Traços do caminho, que estimula o público a olhar criticamente para o sofrimento mental. A mostra fica em cartaz na cafeteria do Espaço, até 4 de dezembro. A visitação é gratuita.

“Quase enlouqueci, e essa forma de expressão me ensinou que é possível perseverar, rir e debochar da loucura, sem necessariamente ter que forçar um sorriso para a sociedade". É assim que Alessandro Ramos aborda seu processo de imersão na arte. Suas telas expressam dor, ansiedade e frustrações, mas também fé, esperança, superação e perseverança. Elas mostram, segundo o artista, o olhar de quem esteve dentro de cativeiros mentais e encontrou a libertação.

Criado sem muita aproximação com as artes, Alessandro sempre arriscou traços. Na adolescência, participou de movimentos de grafite urbano e, mais tarde, concluiu graduação em Design Gráfico. Hoje, aos 41 anos, é dono de uma obra marcada pela comunicação dos sentimentos mais profundos.

O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700.