Notícias Externas

Facebook completa 15 anos em meio a polêmicas sobre dados e conteúdo

Empresa é questionada por manipulação de conteúdo e de informações e vazamento de dados de usuários

.
No Brasil, o Facebook é acessado, principalmente, nos celulares.
Pixabay/CC0 License

O Facebook foi lançado no dia 4 de fevereiro de 2004, com o objetivo de conectar a comunidade acadêmica. A iniciativa partiu do então estudante Mark Zuckerberg, cofundador e CEO da empresa, e de outros estudantes da Universidade de Harvard. Desde então, o serviço evoluiu muito, e agora conta com dois bilhões de usuários em todo o mundo. O Brasil é o quinto maior mercado para a companhia: no primeiro trimestre do ano passado, o Facebook atingiu a marca de 127 milhões de usuários ativos mensais no país.
Em 2014, quando o Facebook completou 10 anos, Zuckerberg afirmou que o papel das redes sociais era o de ser um espaço para o compartilhamento de momentos e, na próxima década, a plataforma iria ajudar a responder perguntas e resolver problemas mais complexos. Nos últimos anos, a empresa tem se envolvido em polêmicas, inclusive judiciais.

Para falar sobre o momento atual do Facebook, sua evolução ao longo desses 15 anos e o futuro da rede, o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, conversou com a pesquisadora e doutoranda em Comunicação Social pela UFMG, Amanda Jurno, nessa segunda-feira, 4.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Você pode acompanhar as produções da pesquisadora e do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon) no site.

Com produção de Larissa Fernandes e Gabriela Augustha, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael