Coberturas especiais

Faculdade de Direito comemora 125 anos na semana do aniversário de BH

Escola foi fundada em Ouro Preto, em 1892. Transferência para a capital mineira se deu seis anos depois, em 1898

Fachada do prédio que abriga a Faculdade de Direito da UFMG
Fachada atual do prédio que abriga a Faculdade de Direito da UFMG Lucas Braga / UFMG

A semana é de comemorações: nesta terça-feira, 12 de dezembro, Belo Horizonte completa 120 anos de fundação; na mesma semana, a Faculdade de Direito da UFMG comemora seus 125 anos. A Escola Livre de Direito, como foi inicialmente denominada, foi fundada no dia 10 de dezembro de 1892, na cidade de Ouro Preto, por iniciativa de um grupo de jovens que havia estudado na Europa e retornado ao Brasil com ideias inovadoras para a época.

Os fundadores da Faculdade de Direito foram advogados e juristas, como Afonso Augusto Moreira Pena, Francisco Luiz da Veiga, Afonso Arinos de Melo Franco, Levindo Ferreira Lopes e Francisco Silviano de Almeida Brandão. Em 1898, a Faculdade de Direito foi transferida para Belo Horizonte, onde passou por prédios nas ruas Pernambuco e da Bahia, antes de se mudar para a sede atual, na então Praça da República. Localizada entre a Rua da Bahia e as avenidas João Pinheiro e Augusto de Lima e cortada pela Avenida Álvares Cabral, é hoje chamada de Praça Afonso Arinos.

Autor do livro Casarão da Praça da República, que será lançado nesta terça-feira, 12, Hermes Guerrero – que também é professor e presidente do Memorial da Faculdade de Direito da UFMG – concedeu entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa. A conversa abordou o lançamento do livro e as relações entre a cidade e a Faculdade de Direito.

ouca-a-conversa-com-luiza-gloria-12-12-2017.mp3

O lançamento de O Casarão da Praça da República será às 19h, no auditório da Faculdade de Direito (Avenida João Pinheiro, 100, Centro).

Antigo prédio da Faculdade de Direito e parte da praça Afonso Arinos.
Antigo prédio da Faculdade de Direito e parte da praça Afonso Arinos. Acervo Cedecom UFMG / Acervo Arquivo Público Mineiro