Ensino

Biografia de Rosa Luxemburgo será lançada na Faculdade de Direito

Trajetória e influência da pensadora marxista serão debatidas nesta quinta

Capa da biografia de Rosa Luxemburgo
Exemplares da biografia de Rosa Luxemburgo Editora Boitempo

No ano em que se completam 100 anos da morte de Rosa Luxemburgo, importante intelectual marxista e uma das fundadoras do Partido Comunista Alemão, a Faculdade de Direito abriga o lançamento da biografia Rosa Luxemburgo: pensamento e ação, de autoria de Paul Frölich.

O evento será nesta quinta, 28, às 16h30, na Sala da Congregação, localizada no segundo andar do prédio da pós-graduação da Faculdade de Direito. Não haverá inscrições prévias. Os livros serão comercializados pelo valor promocional de R$ 50.

Durante o lançamento, haverá um debate sobre o pensamento de Rosa Luxemburgo com participação das professoras Daniela Muradas Antunes, do Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo de Direito, Deise Luiza Ferraz, do Departamento de Ciências Administrativas e coordenadora do Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia, e Flavia Valle, mestranda na Faculdade de Educação (FaE) e editora do Esquerda Diário.

Proximidade
Lançada originalmente em 1939, a biografia da intelectual alemã só agora ganha uma edição em língua portuguesa. Seu autor, Paul Frölich, também participou da fundação do Partido Comunista Alemão. "O livro traz aspectos da vida de Luxemburgo narrados por uma pessoa que esteve muito próximo dela. É uma tradução importante para compreender a sua vida. Uma importante obra de referência", afirma Daniela Muradas.

Conforme explica Bárbara Almeida Duarte, doutoranda em Direito na UFMG e coordenadora do evento, trata-se de uma oportunidade para conhecer um pouco da história de Luxemburgo e de como suas posições políticas ainda reverberam nos dias atuais.