Faculdade de Medicina adere à rede lusófona de cooperação internacional

Protocolo de intenções foi assinado por dirigentes de escolas médicas em Portugal

O diretor da Faculdade de Medicina, Humberto José Alves, participou da assinatura de protocolo de intenções para a constituição da Rede de Cooperação das Escolas Médicas de Língua Portuguesa (Codem-LP). A assinatura do termo ocorreu na Universidade de Lisboa, no último dia 14.

A Codem-LP visa à cooperação internacional de instituições como meio de estimular a integração dos esforços acadêmicos dos países lusófonos para o avanço mútuo de aperfeiçoamento docente e discente. O protocolo de intenções lista como objetivos o intercâmbio discente regular e avançado em graduação, a cotutela em pós-graduação e pesquisa com dupla titulação, o intercâmbio e aperfeiçoamento docente e a pesquisa e inovação com participação multilateral.

"A criação dessa rede representa uma importante convergência de esforços e compartilhamento de experiências para a melhoria da saúde das pessoas dos países de língua portuguesa”, afirmou o professor Humberto Alves. O documento também foi assinado por representantes de outras seis instituições públicas brasileiras, de três universidades de Portugal, uma de Angola, uma de Macau e uma de Moçambique.

Telessaúde
A assinatura do Protocolo se deu durante o Simpósio sobre Intercâmbio em Cultura, realizado nos dias 13 e 14 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. O evento teve o objetivo de lançar as bases da primeira rede lusófona de escolas médicas, fortalecendo os laços da comunidade médico-acadêmica dos países de língua portuguesa nos campos de ensino e pesquisa em Saúde.

Durante o evento, o professor Humberto Alves destacou as ações da Faculdade no âmbito da telessaúde. Só na área de cardiologia foram atendidos mais de 4 milhões de casos no período de 2005 a 2019. O modelo brasileiro foi considerado o mais avançado da área pelo diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, professor Altamiro Manuel Pereira.

Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina