Medicina antecipa formaturas para reforçar combate à Covid-19

Até a semana que vem, 91 estudantes terão colado grau; medida está em consonância com proposta de pequena flexibilização curricular feita pelo governo federal

Humberto Alves, diretor da Medicina, preside ceriimônia de colação de grau
Humberto Alves, diretor da Medicina, preside cerimônia de colação de grau Vilma Alves

Trinta e oito estudantes colaram grau nesta semana, de forma antecipada, na Faculdade de Medicina da UFMG, e mais 53 receberão o diploma na próxima semana. As formaturas seguem decisão da UFMG baseada em normas editadas pelo governo federal com o objetivo de reforçar as equipes que atuam no atendimento a pacientes com a Covid-19. Outras 64 solicitações de colação de grau estão sendo analisadas pelo Colegiado de Graduação em Medicina.

Por meio da Portaria nº 374, de 3 de abril de 2020, o Ministério da Educação regulamentou medida provisória que flexibilizou as exigências para conclusão dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia. O Colegiado de Graduação da Faculdade de Medicina normatizou a antecipação da formatura por meio da Resolução 01/2020, de 23 de abril, com base em portarias publicadas pela administração central da UFMG.

Os estudantes estão aptos a colar grau se já cumpriram 75% dos estágios e internatos, além de ter integralizado os créditos de disciplinas obrigatórias, eletivas e de formação livre. A formatura antecipada depende de iniciativa de cada estudante. Alguns deles já manifestaram intenção de cumprir toda a carga horária prevista.

“Estamos em situação excepcional, de pandemia, e nossos estudantes que estão próximos da conclusão do curso já têm condições de atender plenamente à grande demanda e dar essa contribuição fundamental à sociedade”, afirma o diretor da Faculdade de Medicina, professor Humberto Alves. Ele lembra que, em outros momentos históricos, como as duas guerras mundiais, a medida de antecipar a concessão do grau profissional foi tomada em diversos países, nas áreas da saúde e também no campo das engenharias, por exemplo. Humberto Alves tem presidido de casa as cerimônias de colação on-line.

Cris
Cristiano Oliveira: investimento da sociedadeArquivo pessoal

Sem prejuízo acadêmico
A coordenadora do Colegiado de Graduação em Medicina, professora Taciana de Figueiredo Soares, ressalta que a unidade, em conjunto com a Pró-reitoria de Graduação, cuidou de estabelecer critérios internos rigorosos para se adaptar à flexibilização recomendada pelo governo federal. “Estamos seguros da excelente formação dos médicos que saem da Faculdade de Medicina e agimos com a preocupação de evitar qualquer prejuízo acadêmico para os nossos egressos”, disse.

Na tarde desta sexta-feira, o agora médico Cristiano Oliveira viajou para Carmo da Cachoeira, no Sul do Minas, para assinar contrato com a prefeitura. Ele vai atuar no Programa Saúde da Família e assumir a direção clínica do Hospital Nossa Senhora do Carmo. “A antecipação da colação de grau é uma medida muito positiva, nesta fase em que é necessário grande número adicional de médicos. Aptos a atuar na linha de frente do combate à pandemia, fazemos valer, no momento em que o país mais precisa, o investimento da sociedade em nossa formação”, diz Cristiano.

Itamar Rigueira Jr.