Pesquisa e Inovação

Faculdade de Medicina participa de campanha internacional que busca desmitificar área nuclear

Pesquisadora Danila Dias, uma das organizadoras do evento no Brasil, explicou proposta do 'Stand up for nuclear', em entrevista ao programa Conexões

Energia limpa e mudanças climáticas são alguns dos temas discutidos pela campanha
Energia limpa e mudanças climáticas são alguns dos temas discutidos pela campanha Foto: Stand up for nuclear Zurique/Suíça

Em setembro, o colegiado do curso de Tecnologia em Radiologia da Faculdade de Medicina da UFMG participa da campanha internacional Stand up for nuclear. Objetivo é desmitificar a área nuclear, que tem impactos positivos em diversos setores. O Brasil participa do evento pela primeira vez e está sendo liderado pela organização Women In Nuclear Brasil. Todas as iniciativas do Stand up for nuclear na América Latina estão sendo coordenadas por mulheres. A campanha liderada na UFMG tem apoio das principais entidades de estudo e pesquisa da área nuclear, de diversos pesquisadores, estudantes e da sociedade engajada nas mudanças climáticas. 

A área nuclear ainda é vista de maneira muito negativa por muitas pessoas. Tecnologias nucleares estrearam no mundo relacionadas a guerras, como no advento da bomba atômica. Outros aspectos negativos são os acidentes nucleares que ocorreram em Chernobyl e Fukushima, além do acidente radiológico de Goiânia. 

De acordo com a pesquisadora Danila Dias, uma das organizadoras do evento no Brasil, a falta de conhecimento dos temas em geral abre espaço para o medo, a confusão e a alta percepção de risco da população, impedindo que as inúmeras aplicações nucleares positivas sejam percebidas.

“Infelizmente ainda somos um povo amplamente deseducado nos temas ciência, energia, radiações. Por isso, a proposta é que a campanha nacional seja principalmente educativa, esclarecendo conceitos básicos sobre esses temas”, explicou em entrevista publicada no site da Faculdade de Medicina.

Nesta quarta-feira, 30, Danila Dias, falou sobre o projeto em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a conversa com Luíza Glória

A campanha Stand up for nuclear pode ser acompanhada pelo Twitter, Facebook e Instagram

Produção de Arthur Bugre, com informações da Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina