Pesquisa e Inovação

FaE sedia conferência de Nilma Lino Gomes sobre movimento negro e lançamento de livros

Nova obra da professora aborda lutas por emancipação do movimento negro

Nilma Lino Gomes, professora da Faculdade de Educação da UFMG
Nilma Lino Gomes: movimento emancipadorFoto: Foca Lisboa / UFMG

Nesta quinta-feira, 29, a partir das 17h, o projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822-2022 e seus parceiros vão realizar o lançamento de seis livros sobre pesquisa e história da educação no saguão da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG.

Em seguida, às 19h, a professora da Faculdade de Educação Nilma Lino Gomes realiza conferência sobre Movimento negro, resistência democrática e educação, no auditório Neidson Rodrigues. As duas atividades ocorrem no âmbito do 13º seminário anual Educação no Brasil, tradições democráticas.

Em sua exposição, Nilma vai discutir o trabalho relativo à pauta antirracista no ambiente educacional brasileiro, questionando se ele tem sido efetivamente democrático ou apenas marcado por silenciamento e negação. A atividade será transmitida ao vivo pelo canal do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil no YouTube. Mais cedo, a própria Nilma lançará dois livros no evento, um novo e uma reedição.

A obra inédita de Nilma intitula-se O movimento negro emancipador: saberes construídos nas lutas por emancipação. No livro, a professora promove reflexão sobre a contribuição que os saberes produzidos, articulados e sistematizados pelo movimento negro e de mulheres negras pode trazer para o processo de descolonização do conhecimento, subvertendo a teoria educacional.

A obra reeditada é Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra, obra em que a professora discorre sobre as atividades desenvolvidas nos salões étnicos de Belo Horizonte. Em sua análise, o cabelo humano não é apenas parte do corpo individual e biológico, mas integrante de um corpo social e linguagem, ou seja, veículo de expressão e um símbolo de resistência cultural.

Veja a lista de todos os lançamentos:

Livro: Trabalho, renda e diversidade – debates contemporâneos nas universidades
Organizadores: Alexsandra Borges Fernandes, Leide Mara Cota e Vanessa Costa Macêdo
Editora Mazza

Livro: Escolas de primeiras letras: civilidade, fiscalização e conflito nas Minas Gerais do século XIX
Autora: Fabiana da Silva Viana
Paco Editorial

Livro: Historiografia da educação: abordagens teóricas e metodológicas
Organizadores: Cynthia Greive Veiga e Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
Fino Traço Editora

Livro: História da educação em Minas Gerais: da colônia à república
Organizadores: Carlos Henrique de Carvalho e Luciano Mendes de Faria Filho