Fafich inaugura hoje Centro de Convivência Negra

Estruturado por estudantes, ambiente vai estimular reflexões e estratégias de enfrentamento do racismo

Alunos que participaram de recente aula inaugural do curso de inglês promovido pelo Centro de Convivência Negra
Alunos que participaram de recente aula inaugural de curso de inglês promovido pelo CentroCentro de Convivência Negra / Facebook

Espaço de elaboração de planos e estratégias para o enfrentamento do racismo e para reflexão sobre as demandas advindas do impacto do aumento da população negra na universidade, o Centro de Convivência Negra da UFMG será inaugurado oficialmente nesta sexta-feira, 27, às 14h, em evento no auditório Professor Baesse, no 4º andar da Fafich. A iniciativa é apoiada pelas pró-reitorias de Extensão e de Assuntos Estudantis da UFMG.

O Centro de Convivência Negra foi estruturado por coletivo de estudantes que reivindicaram um espaço em que as pessoas negras, incluindo trabalhadores e comunidades vizinhas, pudessem se encontrar e trocar experiências.

Desde que foi criado, o coletivo vem promovendo atividades como estudos gratuitos e afrocentrados de língua inglesa, aulas de capoeira e oficinas de produção de bonecos.

Participam do evento de inauguração os professores Rodrigo Ednilson de Jesus, pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis, Cláudia Mayorga, pró-reitora adjunta de Extensão, Orestes Diniz Neto, diretor da Fafich, e Vanicléia Silva Santos, coordenadora do Centro de Estudos Africanos da UFMG.

O Centro de Convivência Negra funcionará na sala F-1058, no 1º andar da Fafich.

Com Assessoria de Imprensa da UFMG