Lazer e esporte

Sessões de meditação para a comunidade universitária estão disponíveis no YouTube

Exercícios de 'mindfulness' potencializam sensações do corpo, estados mentais, relação com o mundo e atitudes de boa vontade

fds
Meditação é conduzida pela professora Heliana Mello, e o conteúdo fica disponível no YouTubeYouTube

Coordenado pela professora Heliana Ribeiro Mello, da Faculdade de Letras (Fale), o projeto Práticas meditativas, que inclui a atividade Pausa para um respiro, é oferecido gratuitamente a professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da UFMG. O objetivo é promover exercícios que ajudam a controlar o estresse e melhorar a atenção, o foco e a qualidade de vida.

De acordo com a docente, as atividades são parte do chamado mindfulness (ou atenção/consciência plena). “Trata-se de práticas meditativas laicas, com sólido embasamento científico, popularizadas desde os anos 70”, explica ela.

O projeto teve início em abril, com uma sessão de meditação por semana, transmitida ao vivo. Quinze sessões já estão disponíveis no canal do projeto na plataforma YouTube. A última foi realizada no dia 28 de julho. No próximo semestre, a previsão é que a atividade também seja oferecida presencialmente.

Vida moderna e adoecimento
“O ambiente universitário está muito alinhado com o modo de viver da sociedade ocidental contemporânea, caracterizada por corre-corre diário, acúmulo de atividades, pouco repouso e estresse ao extremo. Somam-se a isso as particularidades da nossa sociedade: violenta, prestação precária de serviços essenciais, com um índice de desigualdade estarrecedor”, contextualiza a professora.

Como lembra Heliana Mello, as características da vida moderna têm causado muito adoecimento na comunidade universitária. “Nosso objetivo é contribuir para amenizar esse cenário, oferecendo práticas que comprovadamente nos ajudam a lidar com os desafios de viver”, enfatiza.

O projeto foi tema de reportagem produzida pela TV UFMG em maio deste ano. Assista ao vídeo.