Institucional

Farmácia inaugura bloco destinado a atividades administrativas

Salas vão abrigar Congregação e diretoria, entre outros setores; mudança vai liberar espaço para aulas e pesquisas

Sandra Goulart Almeida (à esq.), Jaime Ramírez, Leiliane André e Gerson Pianetti: solenidade de inauguração
Sandra Goulart Almeida (à esq.), Jaime Ramírez, Leiliane André e Gerson Pianetti: solenidade de inauguração Foca Lisboa / UFMG

A Faculdade de Farmácia inaugurou na manhã desta quarta, 7, seu bloco administrativo, localizado no primeiro pavimento do bloco 1 da unidade, em área de 325 metros quadrados. O espaço vai abrigar a Sala da Congregação, gabinetes da diretoria e setores como a superintendência de administração, contabilidade e compras. Esses setores ocupavam, desde que a Faculdade chegou ao campus Pampulha, em 2004, espaços dispersos pelo prédio.  

“A ocupação desse pavimento vai liberar áreas para laboratórios, gabinetes de professores e salas de reunião. Estamos resgatando grande parte do projeto original do prédio”, disse a diretora da Faculdade de Farmácia, Leiliane Coelho André. Ela destacou o fato de a administração central ter compreendido que, para viabilizar o uso do espaço, não era necessária uma obra, mas ações de acabamento.

O reitor Jaime Ramírez afirmou que foi possível priorizar a conclusão do bloco administrativo, mesmo em período de dificuldades financeiras enfrentadas pela Universidade. “Quando visitei o espaço, constatei que tínhamos condições de atender essa demanda, que é antiga, com recursos da própria UFMG”, disse o reitor. “É gratificante constatar que a Faculdade de Farmácia, referência nacional e internacional, ganha mais espaço para suas atividades-fim.” Ramírez esteve acompanhado da vice-reitora, Sandra Goulart Almeida, e do pró-reitor de Administração, Mario Campos.

As intervenções, realizadas pela Pró-reitoria de Administração, por meio da equipe do Departamento de Manutenção e Operação da Infraestrutura (Demai), e com orçamento próprio da UFMG – ao custo de cerca de 500 mil reais –, incluíram instalações de banheiros, elétricas e de rede de dados, implantação do sistema de ar condicionado, pintura e colocação de pisos e forro, entre outros serviços. As obras, que tiveram início em 2017, foram solicitadas em 2012, no início da gestão anterior da Faculdade de Farmácia, liderada pelo professor Gerson Pianetti.

O ex-diretor lembrou que já no antigo prédio da Farmácia, no bairro de Lourdes, a unidade enfrentou problemas com espaços inacabados. “Esta inauguração ajuda a comunidade a superar esse trauma e resolver seus problemas. E é ótimo que a administração já conheça as necessidades da Faculdade”, disse. Leiliane André aproveitou a oportunidade para mencionar alguns espaços ainda por concluir, com destaque para o laboratório de tecnologias do Departamento de Alimentos.

Leiliane André (em primeiro plano) mostrou as instalações do bloco administrativo ao reitor e à vice-reitora
Leiliane André (em primeiro plano) mostrou as instalações do bloco administrativo ao reitor e à vice-reitora Foca Lisboa / UFMG