Pesquisa e Inovação

Feira de ciências dos colégios de aplicação e escolas técnicas seleciona projetos

Redução das desigualdades é o tema da edição deste ano, que será realizada em outubro

O tema deste ano é Ciência para a Redução da Desigualdade
O tema deste ano é Ciência para a redução da desigualdade Facebook / Febrat

Os interessados em apresentar trabalhos na sexta edição da Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), que será realizada de 22 a 24 de outubro, devem submeter seus projetos à análise da comissão organizadora até 13 de julho. A Febrat é um projeto realizado pelo Centro Pedagógico da UFMG e pelo Instituto Brasileiro de Cultura Científica (IBCC) e busca socializar a produção do conhecimento gerado nas instituições educacionais de todo o país.

Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados na educação básica e profissional dos colégios de aplicação vinculados às instituições públicas ou privadas de ensino superior e nas escolas técnicas públicas e privadas brasileiras. Estudantes das redes de ensino municipal, estadual e particular também podem participar da feira como visitantes ou expositores.

O tema deste ano é Ciência para a redução da desigualdade, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2018, promovida nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

A submissão de projetos são gratuitas e realizadas mediante o preenchimento do formulário de inscrição. Os projetos devem pertencer a uma das seguintes grandes áreas do conhecimento ou da associação multidisciplinar entre elas: ciências exatas, ciências biológicas e ciências humanas. A equipe de pesquisadores deve ser composta por, no máximo, dois estudantes e um professor orientador da instituição na qual os alunos estão matriculados. Será permitido aos professores orientar mais de um trabalho, mas os estudantes não poderão compor mais de uma equipe simultaneamente.

Informações sobre categorias, critérios de avaliação, premiações e as normas de submissão, participação e apresentação constam do edital da Febrat 2018. Como as datas foram modificadas, ao final do documento encontram-se as retificações com as datas corretas.

Outras informações estão disponíveis na página da Febrat no Facebook, no site do Museu Itineirante do CP ou podem ser solicitadas pelo e-mail feirafebrat@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5179.

Premiados no 5º Febrat
Na Febrat do ano passado, o projeto Matemática da diversidade, desenvolvido por alunos do CP, conquistou o primeiro lugar na categoria Melhor trabalho na grande área do conhecimento: ciências biológicas, ciências da saúde e ciências agrárias, para alunos do ensino fundamental. Como prêmio, a equipe recebeu o convite para participar de concurso no Equador, por meio do Programa Jovens Inovadores, da Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento.