Feira de ciências recebe inscrições de trabalhos de escolas do Norte de Minas

Evento vai exibir projetos dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior

Alunos na edição de 2017 da Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais
Alunos da região de Montes Claros envolvidos na edição de 2017 da feira de ciênciasJorge Alves / UFMG

A 7ª Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais, que será realizada em outubro no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, está recebendo inscrições de trabalhos. Neste ano, as propostas serão orientadas pelo tema Ciência para o enfrentamento das desigualdades, que está em sintonia com a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.

As inscrições devem ser feitas pelo endereço fcnmg.ica.ufmg@gmail.com, e a mensagem precisa conter a apresentação do trabalho e a ficha de inscrição preenchida. Serão aceitas inscrições de trabalhos de relevância técnico-científica, social e cultural, elaborados e desenvolvidos por estudantes e professores da educação básica, superior e cursos técnicos, de instituições públicas e privadas.

Os trabalhos selecionados serão expostos nos dias 10 e 11 de outubro, no campus Montes Claros. As apresentações poderão valer-se de recursos como maquetes, cartazes, pôsteres, pequenos experimentos didáticos, entrevistas e protótipos. As informações sobre as inscrições constam da chamada.

As inscrições dos trabalhos devem ser realizadas até 1º de outubro, e a divulgação do resultado da seleção será feita até o dia 3 do mesmo mês. O prazo para agendamento de visitação das escolas à feira será encerrado em 8 de outubro.

Troca de conhecimento
O professor Charles Martins Aguilar, coordenador da comissão organizadora, comenta que o evento promove a oportunidade de comunicação entre diferentes instituições de ensino, estimulando a prática científica já no ensino básico. “Os professores de todas as áreas de conhecimento são convidados a desenvolver projetos científicos relacionados com o tema da feira. Esse esforço requer diálogo entre professor e aluno. O professor exerce a função de orientador, atuando como mediador do processo de ensino-aprendizagem", explica.

Charles Aguilar acrescenta que as avaliações dos últimos eventos mostram que "a execução dos projetos eleva o engajamento e o entusiasmo dos alunos e estimula a busca de conhecimento por parte dos professores envolvidos, promovendo a atualização da sua prática docente”.

Ciência contra as desigualdades
O professor do ICA também destaca a importância do campus regional da UFMG em Montes Claros, onde são desenvolvidas pesquisas que oferecem contribuições à realidade local.  “O ICA é palco de excelentes oportunidades de pesquisa e extensão. O fato de termos conhecimento para inovação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de técnicas que possibilitam o uso sustentável de recursos ambientais mostra que podemos, sim, utilizar a ciência para minimizar os impactos das desigualdades”, conclui Aguilar.

Mais informações sobre o evento estão na página do ICA.

Cedecom Campus Montes Claros