Arte e Cultura

Feira do Jequitinhonha termina neste sábado

Evento valoriza artesanato mineiro, patrimônio imaterial do Estado

Termina neste sábado, 11, a 20ª edição da Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG, na Praça de Serviços. A programação marcou o início das comemorações dos 20 anos do evento, que serão completados em 2020. Além da exposição e venda de produtos, o evento contou, ao longo da semana, com atividades culturais abertas ao público e uma audiência sobre o artesanato mineiro, proclamado em 2018 como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais.

História
A ideia de promover um evento que pusesse os artesãos do Vale do Jequitinhonha em evidência na capital mineira surgiu em setembro de 2000, data da primeira edição da Feira. No ano seguinte, foi decidido que era mais viável realizá-la na semana que antecede o Dia das Mães, período mais favorável comercialmente.

Desde então, diversas ações para oferecer suporte e visibilidade ao trabalho dos artesãos foram realizadas pela UFMG. A homenagem aos mestres de ofício repetiu-se em nove edições do evento, lançando luz sobre o legado de artesãos com longas trajetórias de trabalho e de vida.

Nesta sexta, a feira está aberta das 9h às 17h. No sábado, último dia, poderá ser visitada das 9h às 14h.

Entrevistados:  Maria Luiza Santos (artesã), Venilsa Fonseca (artesã), Débora Raíza (gerente da área Patrimônio Cultural Imaterial do Iepha-MG), Sérgio Diniz (coordenador da 20ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG), Maria Joana Trindade (artesã), Terezinha Gomes (artesã) e Márcio Barbosa (artesão)

Equipe: Júlia Calasans (produção e reportagem), Antônio Soares (imagens), Jessika Viveiros (edição de conteúdo) e Márcia Botelho (edição de imagens)