Feiras livres contribuem para segurança alimentar no Alto Jequitinhonha

Estudo do ICA revela dinâmica de comercialização da agricultura familiar

Feiras livres são estratégicas para o abastecimento de municípios da região
Feiras livres são estratégicas para o abastecimento de municípios da região Sirlene da Cruz / UFMG

Consumidores da região do Alto Jequitinhonha buscam, semanalmente, nas feiras livres, produtos de qualidade da agricultura familiar. Elas têm grande importância no abastecimento dos municípios e contribuem para a segurança e a soberania alimentar da população.

A dinâmica da comercialização de produtos cultivados por agricultores familiares em cinco feiras da região foi tema de pesquisa desenvolvida no mestrado em Sociedade, Ambiente e Território, curso do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), mantido em associação com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

A autora do trabalho, a mestranda Maria Sirlene da Cruz, é a entrevistada desta semana do programa Veredas da Ciência: pesquisas e projetos do Norte de Minas, que vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa Montes Claros. A produção é de Amanda Lelis.