Extensão

Fernando Mencarelli, da DAC, aborda dificuldades do setor cultural durante a pandemia

Professor é o convidado do episódio mais recente do projeto 'Aulas abertas'

Fernando Mencarelli:
Fernando Mencarelli: "pandemia causou impacto imediato no setor cultural" Reprodução | YouTube

Convidado do projeto Aulas Abertas, do Centro Cultural UFMG, o professor Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural, discorre sobre a economia criativa e os impactos que a cultura tem sofrido durante a pandemia. O vídeo está disponível no canal do Centro Cultural UFMG no YouTube.

Em sua fala, Mencarelli relembra que esse setor foi afetado logo no começo da pandemia, e seu retorno será um dos mais lentos. Por isso, pensar nessa retomada é uma tarefa urgente. Segundo o professor, o desafio está posto para todos os setores, mas as artes e a cultura, de forma geral, têm sido e serão afetadas de forma intensa nos próximos anos.

Fernando Mencarelli é professor titular da Escola de Belas Artes da UFMG na área de Teatro. É pesquisador, doutor e mestre pela Unicamp na área de História Social da Cultura e cursou o doutorado em Teatro no Laboratório Arias/CNRS, da Universidade de Sorbonne Nouvelle/Paris III. Ele integrou o Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais e o Conselho Curador da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos, experiências e discussões contextualizadas pelo atual momento de crise. Uma nova aula é publicada toda semana nas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube) e no site do Centro Cultural UFMG.