Arte e Cultura

Festival de Inverno começa hoje com show de big band e exposição de gravuras

Programação segue no fim de semana com teatro de bonecos e show musical

Apresentação da MG Big Band abre programação do Festival de Inverno de 2018
Apresentação da MG Big Band abre programação do Festival de Inverno de 2018 Foto: Fabiana Pinheiro

O 50º Festival de Inverno da UFMG começa hoje, sexta-feira, 20, com uma solenidade no auditório da Reitoria, às 18h. Na ocasião, será aberta a exposição Clébio Maduro: obra gráfica, que reúne 97 obras do professor da Escola de Belas Artes, um dos mais importantes nomes da gravura no Brasil. Com curadoria de Lucia Pimentel, a exposição fica em cartaz até 26 de outubro, no saguão da Reitoria, no campus Pampulha, e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A festa de abertura será comandada pela MG Big Band, que se apresenta às 18h30 na Reitoria, imediatamente após a estreia da exposição. A banda apresentará novos arranjos, instrumentais, para músicas de Nivaldo Ornelas, Milton Nascimento, John Lennon e Paul McCartney, entre outros. O show tem duração de 90 minutos, e, assim como toda a programação artística do Festival de Inverno, é aberto ao público amplo e não demanda a retirada de convites para participação.

Jacinta
Espetáculo 'Jacinta', da Casa Volante Teatro de Bonecos, é atração neste sábadoFoto: Casa Volante (Facebook)

Teatro infantil e show musical
A programação artística do Festival de Inverno segue no fim de semana com duas atrações. No sábado, 21, às 18h, a Casa Volante Teatro de Bonecos, de Belo Horizonte, apresenta no auditório da Reitoria a peça Jacinta, voltada para qualquer público acima dos três anos de idade. Diz a sinopse do espetáculo: “Para se sentir bem no mundo, Jacinta mergulha numa aventura dentro de si. Com a ajuda de Ich, um monstrinho imaginário, Jacinta descobre seu mundo interior e aprende a lidar com as emoções que forjam sua personalidade e seu caráter.”

No dia seguinte, 22, domingo, o mesmo auditório recebe o show Dialogando, em que o flautista Nilton Moreira convida o violonista Zé Paulo Becker para uma apresentação em conjunto. No show, serão apresentadas obras autorais dos dois músicos, entre elas canções constantes dos discos Entremeando, de Nilton Moreira, e Violão, amigos e canções, de Zé Paulo Becker, ambos recém-lançados.

Vale lembrar que no sábado ainda ocorre a estreia da exposição Festival de Inverno da UFMG: 50 anos de arte, cultura e conhecimento, no Centro Cultural UFMG, e a jornada de estudos À escuta de mundos possíveis: músicas, cenas, territórios, no Conservatório UFMG.

Rodrigo Vivas, diretor de Ação Cultural da UFMG, conversou hoje com a Rádio UFMG Educativa sobre o Festival. Confira abaixo a entrevista:

Ouça a conversa com a jornalista Alessandra Dantas

Outras informações sobre o 50º Festival de Inverno podem ser obtidas no site, no Facebook, no Twitter ou no Instagram do evento. Além do prédio da Reitoria, as atividades desta edição se distribuem entre o Conservatório UFMG, que fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro, e outras unidades do campus Pampulha.