Arte e Cultura

Festival de Verão estreia 'residência criativa' para crianças

'Pesquisadores-mirins' vão percorrer prédios da UFMG e visitar ocupação popular

Oficina realizada no 7º Festival de Verão, em 2013, inspirou 'Residência Criativa' deste ano
Oficina realizada na sétima edição do Festival de Verão, em 2013, inspirou a residência criativaFoto: Adriano Mattos / BAixo BAhia Futebol Social

A principal novidade da edição deste ano do Festival de Verão da UFMG é a Residência criativa cartografias afetivas para crianças – 90 anos UFMG, que está sendo oferecida para crianças de sete a 12 anos. Na atividade, esses "pesquisadores-mirins" serão levados a percorrer a região centro-sul de Belo Horizonte para investigar e inventar modos de cartografar os edifícios que a UFMG mantém na região.

“Nossa ideia é explorar, em cada edifício, algo que tenha a ver com as atividades que nele são desenvolvidas”, explica Adriano Mattos, professor da Escola de Arquitetura responsável pela atividade. “Na Medicina, vamos levar as crianças à área de necrópsia, enquanto no Conservatório vamos propor atividades relacionadas com o som”, explica. As inscrições para a residência são abertas ao público amplo.

No primeiro dia de atividade, as crianças serão conduzidas à ocupação Carolina Maria de Jesus, localizada na esquina da Avenida Afonso Pena com a Rua Rio Grande do Norte, na mesma região. “Ali, vamos promover uma interação das crianças da oficina com as da ocupação. Em seguida, faremos o convite para que meninos e meninas da ocupação participem das demais atividades da oficina”, explica Mattos.

Julgamento
Segundo o professor, na Faculdade de Direito, a intenção é simular, com todas as crianças, uma espécie de julgamento, de forma que elas possam discutir temas relacionados às ocupações e compreender melhor o universo em que estão inseridas. “Na Arquitetura, por sua vez, vamos aproveitar para discutir questões estruturais por meio de exercícios como imaginar que estrutura arquitetônica seria necessária para que se pudesse soltar um ovo do segundo andar de um prédio, de forma que chegasse ao chão sem se quebrar.”

Adriano Mattos Corrêa vai ministrar a Residência criativa junto com o ator Gabriel Castro Cavalcante, que pesquisa performances urbanas. Uma mostra final da atividade será apresentada na quinta-feira, dia 8, às 17h, no Conservatório UFMG, que fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro.

A cidade e as crianças
A atividade é um desdobramento da Oficina Errante – Práticas do Não Saber, realizada no 7º Festival de Verão, em 2013. Na ocasião, Adriano Mattos – com o apoio do BAixo BAhia Futebol Social (BABA), time de rua formado só por mulheres  – levou 12 crianças de oito a 13 anos a viverem uma experiência inovadora: passar 36 horas nas ruas – dormindo, cozinhando, plantando, explorando os espaços, interagindo com os moradores de rua – sem o auxílio do principal recurso que possibilita a vida na cidade, o dinheiro.

“Durante essa experiência, tomamos banho no laguinho do Palácio das Artes, conversamos com moradores de rua, dormimos, cozinhamos. A verdade é que, para uma atividade desse tipo, as crianças dão um banho na gente. Elas são muito mais ousadas e desprendidas”, explica o professor.

As inscrições para a Residência criativa custam R$ 20 e devem ser feitas por meio do site do Festival ou no posto que a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) mantém na Praça de Serviços do campus Pampulha, na loja 7, onde o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone da Fundep é o (31) 3409-4220.

Informações sobre o Festival de Verão da UFMG também podem ser obtidas no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Sobre a ocupação
A ocupação Carolina Maria de Jesus existe desde setembro de 2017, ocasião em que duas centenas de famílias foram morar em prédio de 14 andares localizado no endereço.

A ocupação se deu sob a coordenação do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), que reivindica que edifícios abandonados sejam destinados à moradia popular, com objetivo de cumprir o que preconiza o Artigo 6º da Constituição, que determina que a moradia é um direito social de todo cidadão.

Residência criativa: cartografias afetivas com crianças - 90 anos UFMG
Período: 5 a 8 de fevereiro, das 13h às 17h
Local: Conservatório UFMG, sala 4
Vagas: 20

Ewerton Martins Ribeiro