Institucional

Festival de Verão é destaque da primeira edição do Boletim em 2020

Em sua volta, publicação também aborda pesquisa sobre a diversidade de plantas em área de transição entre a Amazônia e o Cerrado

Capa da edição 2.085 (Arte: Marcelo Lustosa / UFMG)
Capa da edição 2.085 (Arte: Marcelo Lustosa / UFMG) Reprodução

Em seu retorno após recesso, o Boletim UFMG aborda, em sua reportagem de capa, a décima quarta edição do Festival de Verão UFMG, que invade o “baixo centro” de Belo Horizonte, polo de importante movimento cultural protagonizado pela juventude da cidade.

A publicação também destaca estudo sobre diversidade de linhagens de plantas em áreas de transição entre a Amazônia e o Cerrado, tese sobre a história da economia política e dissertação sobre a torcida organizada do Atlético Mineiro inspirada nas barras uruguaias e argentinas. Veja a íntegra da edição 2085:

Divulgar, divulgar, divulgar...
Artigo de Débora d’Ávila Reis e Denise Nacif Pimenta.

Diversidade na transição
Pesquisa liderada por professor do ICB revela que áreas mais secas entre a Amazônia e o Cerrado abrigam maior número de linhagens de plantas.

A festa da juventude
Com programação gratuita, Festival de Verão UFMG elege como tema a efervescência cultural que tomou conta do chamado “baixo centro” de BH.

Sonho de unidade
Em tese defendida no Cedeplar, pesquisador apresenta trajetória da disciplina que está na fronteira entre a economia e a política.

Acontece
Programa de Educação para Aposentadoria tem inscrições abertas para formação de turmas no primeiro semestre.

Uma vez até morrer
Com estudo de caso sobre organizada do Atlético, pesquisador da EEFFTO analisa a “produção dos modos de ser torcedor”.

Encarte / Resoluções
Conselho Universitário aprova novo estatuto da Fump e a cessão do uso de espaços por associações estudantis; Cepe regulamenta processo de titulação simultânea de mestres e doutores da UFMG em parceria com instituições estrangeiras.