Arte e Cultura

Ficção científica produzida por mulheres será discutida em evento na Fale

Pesquisadores vão analisar aspectos como autoritarismo, transgressão, transposição para o cinema e questões de gênero

No evento, será repercutida a obra da escritora britânica Mary Shelley, importante romancista do século 19
Mary Shelley, romancista britânica do século 19 Retrato por Richard Rothwell / Wikipedia / Domínio público

O legado de escritoras de ficção científica será debatido durante a 1ª Jornada do Núcleo de Estudos de Utopismos e Ficção Científica – de Shelley a Atwood, na próxima terça-feira, 6 de novembro. O processo criativo da escritora Mary Shelley (1797-1851) será tema da palestra de abertura, a cargo do professor Julio Jeha, da Faculdade de Letras (Fale). O evento terá lugar no auditório 1007 da  Fale, das 9h às 16h. Não é necessária inscrição prévia. Confira a programação.

A mesa-redonda Ficção científica contemporânea escrita por mulheres vai abordar a literatura produzida por mulheres negras, como Octavia Butler, e o totalitarismo que marca a obra de Margaret Atwood. As palestrantes serão as pesquisadoras Fernanda Sousa Carvalho, Silvia Moreira dos Santos e Melissa Cristina Silva. O livro Kallocain (1940), de Karin Boyem, que descreve um futuro desumanizado sob um estado totalitário e repressivo, também será assunto de palestra.

Na mesa Transgressões midiáticas em ficção científica, será analisada a presença do gênero no universo cinematográfico, e a obra referência será o filme Les créatures (1966), dirigido por Agnés Varda.

Por fim, discussões relacionadas ao gênero e à transgressão, presentes na obra Hopeful monsters, de Nicholas Mosley, serão assunto da apresentação dos pesquisadores Valéria Pereira, Pedro Groppo e Juliana Borges.

Com Assessoria de Comunicação da Fale