Notícias Externas

Filarmônica retoma concertos, sem público e com transmissão aberta no Youtube

Maestro Fabio Mechetti falou sobre programas que serão apresentados até dezembro, em entrevista ao programa Noite Ilustrada

Sala Minas Gerais recebe concertos de câmara da Filarmônica
Sala Minas Gerais recebe concertos de câmara da Filarmônica Foto: Rafael Motta

Se já era desafiador fazer música clássica e manter viva uma orquestra no Brasil, com a pandemia, os desafios aumentaram. Impedidas de se apresentarem, em salas fechadas e até mesmo nos parques e praças, as orquestras também tiveram que se reinventar. Uma dessas formações é a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que, nos últimos anos, além dos palcos da Sala Minas Gerais, tem ocupado espaços públicos de Belo Horizonte e também do estado, em apresentações ao ar livre. 

No mês passado, a Filarmônica retomou sua programação de concertos de 2020, totalmente reformulada, com apresentações apenas para assinantes. Em setembro, os concertos, apresentados digitalmente, passaram a ser abertos a todo o público, com transmissões no canal da Filarmônica no Youtube. Executados diretamente dos palcos da Sala Minas Gerais, “casa” da Filarmônica desde 2015, os concertos compõem dois programas: a Maratona Beethoven, que celebra os 250 anos do compositor alemão, e a Filarmônica em Câmara-Digital, que tem início neste domingo, 13, às 11h, com obras do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. 

O maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica, falou sobre essa retomada dos concertos, em entrevista ao programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, nesta sexta-feira, 11.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

A agenda de concertos pode ser acompanhada pelo Instagram ou no site da Filarmônica

Veja o primeiro concerto aberto da Maratona Beethoven:

Produção de Hugo Rafael