Pesquisa e Inovação

Financiamento de tecnologia do setor farmacêutico precisa de modelos alternativos

Tese que propõe discussão sobre a dificuldade de acesso a medicamentos em escala global é tema do novo episódio do ‘Aqui tem Ciência’, da Rádio UFMG Educativa

Acesso da população a medicamentos e outros produtos farmacêuticos é desigual ao redor do mundo
Acesso da população a medicamentos e outros produtos farmacêuticos é desigual ao redor do mundo Roberto Sorin | Unsplash

Apesar de ser um direito, que deveria estar acima da lógica do mercado, o acesso da população a medicamentos e outros produtos farmacêuticos é desigual ao redor do mundo. Com a pandemia da covid-19, o problema ficou ainda mais evidente no processo de distribuição das vacinas ‒ países ricos foram beneficiados pela vantagem financeira e tecnológica em relação às nações mais pobres. 

A questão é discutida na tese de doutorado defendida pela pesquisadora Luiza Pinheiro no Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica da Faculdade de Farmácia da UFMG. A autora lembra que os países desenvolvidos detêm o monopólio da tecnologia e do capital necessários para a elaboração de novos produtos. Assim, doenças ocasionadas por falta de saneamento básico ou por más condições sanitárias, típicas de países pobres, não têm muitas opções de tratamento. 

Luiza Pinheiro: países desenvolvidos detêm o monopólio do capital e da tecnologia
Luiza Pinheiro: não há muitas opções de tratamento para doenças típicas de países pobresAcervo pessoal

Um dos modelos alternativos mencionados na pesquisa é o C-TAP, espécie de rede criada pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de facilitar o acesso igualitário aos produtos de saúde contra a covid-19, de modo a aumentar sua oferta.

Para a pesquisadora, uma das contribuições da tese é apresentar uma perspectiva a partir da realidade de um país emergente para uma discussão que, geralmente, se restringe às grandes potências mundiais.

Ouça o programa:


Raio-x da pesquisa

Título: Modelos alternativos de financiamento ao desenvolvimento de produtos no setor farmacêutico

O que é: Tese de doutorado que propõe a busca de soluções de financiamento para o sistema setorial de inovação farmacêutica, considerando o problema do acesso a medicamentos

Pesquisadora: Luiza Pinheiro Alves da Silva

Orientadora: Márcia Siqueira Rapini

Programa de pós-graduação: Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica

Ano de Defesa: 2021

O episódio 123 do programa Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Luisa Marques, edição de Alessandra Ribeiro e trabalhos técnicos de Cláudio Zazá.

O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos realizados na UFMG e busca abranger todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa desenvolvido na Universidade.

O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast, como o Spotify, e vai ao ar na frequência 104,5 FM e na página da emissora, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.