Ensino

Formação Transversal em Divulgação Científica oferta seis disciplinas no primeiro semestre

Matrículas podem ser feitas por estudantes de graduação e pós-graduação e pessoas sem vínculo com a UFMG

Projeto 'Corona repórter', que divulga dados atualizados da Covid-19 no Twitter, é uma das iniciativas recentes de divulgação científica
Projeto 'Corona repórter', que divulga dados atualizados da covid-19 no Twitter, é uma das iniciativas recentes de divulgação científica Raphaella Dias | UFMG

A Formação Transversal em Divulgação Científica da UFMG oferecerá, no primeiro semestre letivo de 2021, no âmbito do ensino remoto emergencial, seis disciplinas que serão ministradas por docentes de diferentes áreas e unidades. Poderão se matricular estudantes de graduação e de pós-graduação e o público externo (disciplina isolada).

Alunos da graduação deverão se inscrever pelo Siga UFMG, na terceira fase da matrícula, nos dias 12 e 13 de maio. Os estudantes de pós-graduação, por sua vez, devem requerer matrícula até o dia 17 de maio, por meio de preenchimento de formulário. Pessoas da comunidade externa deverão requerer a matrícula, na modalidade disciplina isolada, até 20 de maio.

Disciplinas e professores
Produção e apresentação do trabalho científico (Código UNI 051) – professora Marília de Abreu Martins Paiva (Escola de Ciência da Informação);

História da ciência e da difusão da cultura científica (Código UNI 061) – professor Bernardo Jefferson de Oliveira (Faculdade de Educação);

Comunicação da ciência em museus (Código UNI 062) – professoras Débora D’Avila Reis (Instituto de Ciências Biológicas) e Verona Campos Segantini (Escolas de Belas Artes);

Laboratório de comunicação científica B: divulgação da ciência na Wikipedia (Código UNI 064) – professor Paulo Antônio Fonseca Machado (Instituto de Ciências Exatas);

Tópicos em divulgação científica B: Filosofia da tecnologia (Código UNI 065) – professor Ricardo Hiroshi C. Takahashi (Instituto de Ciências Exatas);

Tópicos em comunicação da ciência A: Feminismo, gênero e ciência (Código SOA 578) – professora Érica Renata de Souza (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas). A disciplina é da pós-graduação, vinculada ao curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência.

Visão crítica
A Formação Transversal em Divulgação Científica, que inaugurou suas atividades no primeiro semestre de 2016, oferece conhecimentos básicos sobre o processo de produção das ciências nos mais diversos campos. O objetivo é capacitar o estudante para explorar e discutir criticamente temas da atualidade, como doenças emergentes, vacinas e crise sanitária.

Carga horária, datas e horários das aulas podem ser consultados no informativo sobre matrícula para as atividades acadêmicas curriculares de Formação Transversal para 2021/1, disponível no site da Pró-reitoria de Graduação. Outras informações podem ser solicitadas na secretaria das Formações Transversais pelo e-mail transversal@prograd.ufmg.br ou pelo telefone 3409-6590.