Ensino

Em aula aberta no campus, comunidade dos Arturos demonstra como preserva seus rituais

Atividade ocorre na próxima segunda, durante o encontro da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos

O mestre da Guarda de Congo nos festejos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, José Bonifácio da Luz (Bengala), será um dos responsáveis pela condução da aula
Festividade na comunidade dos Arturos: tradições preservadas Ricardo Lima

Na próxima segunda-feira, dia 30, será realizada, na Praça de Serviços, a aula aberta da disciplina Cantos de Fé e Cantos de Trabalho na Comunidade Negra dos Arturos. O evento, que marca o encontro semestral da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos, ocorrerá das 11h às 12h30. 

Promovida pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), a aula pretende estabelecer um ambiente de partilha de experiências, aproximando os participantes do modo como a Comunidade Negra dos Arturos, radicada em Contagem, se reconhece e se posiciona no mundo por meio de cantos e danças que conduzem suas práticas rituais e festivas.  

Os trabalhos serão conduzidos pelos professores Leonardo Pires e Glaura Lucas, da Escola de Música, além do mestre da Guarda de Congo nos festejos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, José Bonifácio da Luz (Bengala). 

Neto de Arthur Camilo Silvério, fundador da Comunidade dos Arturos, Bengala é uma das atuais lideranças da comunidade. Ele participa ativamente do ciclo anual do Reinado e de outras práticas culturais, como a festa de capina, o batuque, e a folia de reis.