Pesquisa e Inovação

Fórum discute desafios da divulgação científica e combate à desinformação

Com o tema 'Ciência na esfera pública', evento ocorre nesta quarta-feira, na Face

Fake news é um dos assuntos a serem discutidos no Fórum de Cultura Científica da UFMG
Fake news e excesso de informações desafiam a sociedade contemporânea 
Nick Youngson/Creative Commons/CC BY-SA 3.0 Alpha Stock Images

Discutir os desafios, as limitações e as novas abordagens para a compreensão das ciências pela sociedade, com foco na comunicação e recepção da divulgação científica, é o objetivo do 8º Fórum de Cultura Científica da UFMG, que será realizado nesta quarta-feira, dia 13, pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

“O fórum discutirá interdisciplinarmente como o conhecimento circula na esfera pública”, resume o professor Yurij Castelfranchi, Diretor de Divulgação Científica da DDC.

Segundo ele, no passado, o grande desafio da divulgação científica era saber lidar com a falta de informação e garantir à sociedade o direito ao acesso ao conhecimento. Nos dias atuais, o desafio é outro. “Hoje, é necessário compreender como a informação circula nas redes sociais. É preciso saber como lidar com o excesso de informações e as fake news, de forma a combater a desinformação e suas consequências”, explica Castelfranchi.

O professor Carlos D’Andréa, do Departamento de Comunicação Social da Fafich, é pesquisador de mídias sociais e um dos convidados da mesa de debates. O professor abordará como as plataformas de mídias sociais – Facebook, Twitter, Uber, Airbnb, Youtube, entre outras – funcionam como ambientes de divulgação científica, além de grandes laboratórios de produção de conhecimentos devido aos mecanismos de algoritmos e armazenamento de dados que possuem. “A proposta é estimular um olhar duplo: compreender como a ciência circula nas redes sociais e perceber como ela é reinventada pelas mesmas plataformas sociais”, analisa.

Além do professor D’Andréa, o evento terá a participação dos professores Valéria de Fátima Raimundo, sua colega no Departamento de Comunicação Social, Federico Neresini, do Departamento de Filosofia, Sociologia, Educação e Psicologia Aplicada, e Emanuele Di Buccio, do Departamento de Engenharia da Informação, ambos da Università di Padova (Universidade de Pádua, Itália). 

O Fórum começa às 18h, no Auditório 1 da Face, campus Pampulha. As inscrições são gratuitas. Os interessados devem preencher, até o dia do evento, o formulário de inscrição.

Diálogo
Realizado semestralmente, o Fórum da Cultura Científica é uma iniciativa desenvolvida em diálogo com diversos setores da Universidade envolvidos em ações de ensino, pesquisa e extensão.  “É um espaço de discussões, debates e proposições interdisciplinares sobre a divulgação científica. É uma oportunidade de compartilhar práticas inovadoras, refletir sobre elas e construir novas propostas”, descreve o professor Yurij Castelfranchi.

O objetivo é discutir temas relacionados à cultura e à divulgação científica, assim como estratégias para articular e conferir visibilidade às iniciativas de comunicação pública e do conhecimento produzido pelos grupos de pesquisas da UFMG.