Pesquisa e Inovação

Fórum vai debater desafios da sustentabilidade no Quadrilátero Ferrífero

Discussões terão como foco as inter-relações com os 17 ODS da ONU

Placa explicativa sobre o Quadrilátero Ferrífero instalada no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na região metropolitana de BH
Placa explicativa sobre o Quadrilátero Ferrífero instalada no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte Andrevruas / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A Escola de Engenharia da UFMG sediará, nos dias 27 e 28 de novembro, o fórum O Quadrilátero Ferrífero e os ODS – visões de futuro. O evento, dividido em oito painéis temáticos, tem o objetivo discutir as inter-relações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, com questões relacionadas à educação, saúde, recursos hídricos, economia, biodiversidade, juventude e o futuro da região. As atividades são abertas ao público mediante inscrição prévia, cujo prazo se encerra em 26 de novembro.

O Fórum contará com a participação de pesquisadores e professores de diversas instituições, como UFMG, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e fundações Getúlio Vargas (FGV) e João Pinheiro (FJP). Entre os respresentantes da UFMG, estão, entre outros, os professores Claudia Mayorga, pró-reitora de Extensão, Virgínia Ciminelli, do INCT Acqua, Roberto Monte-Mór, da Face, e André Freitas Dias, do Programa Polos de Cidadania.

Cada painel será coordenado por representantes de cada grupo. Também marcarão presença representantes de municípios de Minas Gerais, da Secretaria de Educação do Estado, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, de Organizações Não Governamentais (ONGs), entre outras entidades.  

O evento é fruto de parceria entre a Pró-reitoria de Extensão da UFMG, Geopark Quadrilátero Ferrífero e do INCT Acqua, vinculado à Escola de Engenharia da UFMG. 

Fios condutores
De acordo com o coordenador do Fórum e presidente do Comitê Gestor do Geopark Quadrilatero Ferrífero, Renato Ciminelli, o intuito é mobilizar um amplo debate acerca de como os ODSs podem orientar a revitalização e reconversão do QF. “Cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável será o fio condutor das discussões, fundamentos e visões a longo prazo para o desenvolvimento desse território, que atualmente passa por grandes transformações”, afirma.

Ao fim, será elaborado um relatório com recomendações de governança e desenvolvimento integrado do Quadrilátero Ferrífero (QF) – região de Minas Gerais de maior produção nacional de minério de ferro. Veja a programação do Fórum.

Com Assessoria de Comunicação da Proex